Ubuntu 16.04.4 LTS será adiado por causa das falhas Meltdown e Specter

A Canonical anunciou que decidiu atrasar a próxima versão 16.04 do seu sistema, em resumo, o Ubuntu 16.04.4 LTS será adiado por causa das falhas Meltdown e Specter. Confira os detalhes dessa decisão.


Originalmente, o Ubuntu 16.04.4 LTS estava programado para ser lançamento no próximo mês, mas exatamente, no dia 15 de fevereiro de 2018.

Ubuntu 16.04.4 LTS será adiado por causa das falhas Meltdown e Specter
Ubuntu 16.04.4 LTS será adiado por causa das falhas Meltdown e Specter

Agora, de acordo com o núncio da Canonical, o Ubuntu 16.04.4 LTS será adiado por causa das falhas Meltdown e Specter.

Ubuntu 16.04.4 LTS será adiado por causa das falhas Meltdown e Specter

Como você já deve saber, dois erros graves foram descobertos no início deste mês, as vulnerabilidades Spectre e Meltdown. Essas falhas podem afetar bilhões de dispositivos alimentados por processadores modernos.

A indústria tem trabalhado para mitigar essas vulnerabilidades de segurança, mas elas não são tão fáceis de consertar. Então, a Canonical decidiu adiar o lançamento do Ubuntu 16.04.4 LTS para incluir mitigação do kernel para esses erros.

No anúncio, Lukasz Zemczak, falou em nome do Ubuntu Release Team, a Equipe de Liberação do Ubuntu:

“Devido à evolução contínua das correções para as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter recentemente anunciadas, estamos atrasando o lançamento do Ubuntu 16.04.4, originalmente programado para o dia 15 de fevereiro. Nós pretendemos que, quando for lançado, o Ubuntu 16.04.4 incluirá kernels que atenuem essas vulnerabilidades graves”.

Como o último número da versão diz, essa será a quarta das cinco atualizações de manutenção agendadas para o Xenial Xerus. Supostamente, esse update virá com kernel e pilhas de gráficos atualizadas com base nos última versão estável, o Ubuntu 17.10.

Provavelmente, a nova data de lançamento será anunciada em breve. A Canonical não estabeleceu uma nova data de lançamento para o Ubuntu 16.04.4 LTS, mas disse que não deveria demorar “mais do que algumas semanas”.

A empresa também reconheceu que não há tempo agora para que outras correções críticas sejam adicionadas à fila SRU (Stable Release Updates) para kernels, além das que atenuam as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter.

Eles planejam aguardar até que o problema seja resolvido, um pouco antes de terminar os toques finais no lançamento do Ubuntu 16.04.4 LTS.

Assim que a Canonical o anunciar algo sobre a nova data de lançamento do Ubuntu 16.04.4 LTS, publicarei algo. Fiquem de olho!

Até então, adote o hábito de manter suas instalações sempre atualizadas, se você quiser ter um ambiente de computação seguro.

Confira o anúncio

Para saber mais sobre anúncio de que o Ubuntu 16.04.4 LTS será adiado, clique nesse link.


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.