A canonical Informou que o Ubuntu 14.04 chegará ao fim da vida no dia 30 de abril. Confira os detalhes e veja o que você precisa fazer, se ainda estiver usando essa versão.
Nada vive para sempre, nem mesmo sistemas operacionais. A medida que estes deixam de ser suportado pela sua produtora, ele tende a ser substituído por versões mais recentes (ou outras opções).
Ou seja, acabou o suporte, o fim está próximo. E esse cenário está começando a se tornar realidade para o Ubuntu 14.04.
Ubuntu 14.04 chega ao fim da vida no dia 30 de abril
Sim. O Ubuntu 14.04 LTS chegará ao fim da vida em 30 de abril de 2019, cinco anos depois de ter sido lançado pela primeira vez.
Isso significa que não haverá mais atualizações de segurança, atualizações de pacotes ou atualizações de manutenção para o Ubuntu 14.04 LTS para usuários de desktop ou servidor.
Desde 2014, cada versão de suporte a longo prazo (LTS) do Ubuntu é suportada por 5 anos de suporte contínuo, correções de segurança e correções críticas.
O benefício de obter band-aids em andamento, soluções de bugs e pacotes principais é por que os lançamentos do Ubuntu LTS são a escolha preferida de milhões de pessoas.
Mas mesmo assim, esse suporte é finito.
Então, se depois de 30 de abril, alguém lhe perguntar se o Ubuntu 14.04 ainda é suportado, você pode dizer a eles que a resposta é não, não é.
Embora o suporte para o Ubuntu 14.04 termine em 30 de abril, o próprio sistema operacional continuará funcionando sem maiores problemas. Os repositórios de terceiros podem até continuar fornecendo pacotes para o lançamento (embora poucos o façam).
A Canonical aconselha que os usuários do Ubuntu 14.04 LTS atualizem para uma versão ativamente suportada do Ubuntu o mais rápido possível.
- Samsung apresentará seus novos laptops Galaxy no início de 2023
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o gerenciador de gestos Multi-Touch Touchégg no Linux
- Como desativar ou ativar a aceleração por hardware no Firefox
Manutenção de segurança estendida
Empresas e usuários corporativos que não desejam atualizar para uma versão mais recente do Ubuntu agora podem optar por inscrever-se no Ubuntu 14.04 ESM (Extended Security Maintenance) por meio do Ubuntu Advantage.
O ESM é uma solução paga e definitiva projetada para oferecer aos que gerenciam a infraestrutura essencial provisionada no 14.04 um pouco mais de tempo para planejar uma rota de atualização para algo mais novo, como o lançamento do Ubuntu 18.04 LTS.
O site da Canonical fornece mais detalhes sobre o Ubuntu Advantage e o ESM.
Ubuntu 14.04 chegará ao fim da vida no dia 30 de abril e os sabores Ubuntu 16.04 também
O Ubuntu 14.04 não é o único lançamento do Ubuntu que chegará ao final da vida em abril. Os sabores do Ubuntu baseados no Ubuntu 16.04 LTS “Xenial Xerus” também atingiram a EOL este mês.
Mas porque isso? Bom, aAo contrário da versão regular do Ubuntu, a maioria dos lançamentos de sabores, como o Kubuntu 16.04, fornece apenas “suporte a longo prazo” por 3 anos.
Atualizando a partir do Ubuntu 14.04 LTS
Naturalmente, a rota recomendada para aqueles no Ubuntu 14.04 é atualizar para o Ubuntu 16.04 LTS, que continuará a receber suporte até abril de 2021.
Para um pouco mais de longevidade, sugiro uma nova instalação do Ubuntu 18.04 LTS.
Esta versão não só é suportada até 2023, como também oferecerá uma rota de atualização direta para o Ubuntu 20.04 LTS, depois que ela for lançada no próximo ano.
Infelizmente, não é possível atualizar o Ubuntu 14.04 para o 18.04 diretamente, mas você pode atualizar para a versões posteriores, até alcançar o 18.04.
Para os sabores do 16.04, a rota oficial de atualização a partir desta versão será para as versões 18.04, com exceção do Ubuntu GNOME, que não está mais disponível.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o aplicativo de notas ThetaPad no Linux
- Como instalar o gerenciador de tarefas GNOME To Do no Linux via Flatpak
- Como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak
- PineTab será o primeiro tablet Linux plenamente utilizável?
- KaOS 2019.04 já está disponível para download! Confira as novidades