A Fundação UBPorts colocará suporte a VoLTE e Voice over WiFi no Ubuntu Touch, e para isso já encomendou um estudo sobre o assunto.
A maioria dos smartphones possui o hardware necessário para fazer chamadas de Voice over LTE (VoLTE), proporcionando menor latência e melhor qualidade de áudio do que as chamadas telefônicas que não usam a tecnologia.
E se estiver usando um telefone Android ou iOS, tudo o que você precisa para aproveitar as vantagens do VoLTE é uma rede móvel compatível com o recurso.
Mas se você estiver rodando Linux no seu telefone? Você também precisará de uma distribuição Linux que suporte VoLTE.
E agora o pessoal por trás do Ubuntu Touch quer ter certeza de que seu sistema operacional pode fazer isso.
UBPorts colocará suporte a VoLTE e Voice over WiFi no Ubuntu Touch
A UBPorts Foundation encomendou um relatório para investigar o que seria necessário para adicionar suporte VoLTE ao Ubuntu Touch e a próxima etapa será iniciar o desenvolvimento do código que fará isso acontecer.
O Ubuntu Touch foi projetado para rodar em vários telefones que já possuem o firmware do modem necessário para suportar VoLTE.
Por exemplo, o Volla Phone é um smartphone projetado para ser fornecido com Android ou Ubuntu Touch, mas o hardware é idêntico.
Se você comprar uma versão Android do telefone, ele já suporta VoLTE, mas a versão Ubuntu Touch não… porque o sistema operacional não sabe como se comunicar com o modem.
Portanto, o plano é adicionar suporte criando uma alternativa de código aberto compatível com Linux para o software proprietário IP Multimedia Subsystem (IMS) que normalmente é usado para fazer chamadas VoLTE.
Para fazer isso, será necessário adicionar suporte para cada chipset do modem, então o objetivo é começar construindo uma versão específica do fornecedor do software que suporte o Volla Phone.
Mas há uma boa chance de que ele também funcione com outros dispositivos com o mesmo modem, com poucas ou nenhuma alteração.
O trabalho de desenvolvimento de um IMS de código aberto deve possibilitar fazer chamadas VoLTE… mas o UBPorts espera que também permita que os usuários façam chamadas por WiFi, uma vez que Voice over LTE e Voice over WiFi são baseados na mesma estrutura 3GPP IMS.
O UBPorts diz que a Sysmocom, a empresa que foi contratada para fazer o relatório inicial, começará o desenvolvimento de um cliente IMS de código aberto de linha de comando e, quando estiver pronto, a equipe do UBPorts assumirá o desenvolvimento para adicioná-lo ao aplicativo discador Ubuntu Touch.
Você pode encontrar mais informações no blog do UBPorts ou lendo o relatório completo para mais detalhes.
Pelo que vale a pena, o Ubuntu Ports não seria a primeira distribuição Linux a oferecer suporte a VoLTE.
Você já pode fazer chamadas VoLTE em um PinePhone usando a maioria dos sistemas operacionais executados no telefone.
Mas o trabalho que os UBPorts e Sysmocom estão fazendo deve tornar o VoLTE mais amplamente disponível em uma variedade de telefones, incluindo modelos que inicialmente foram fornecidos com o Android.