Com a descontinuação da especificação de extensão Manifest V2, o uBlock Origin e outras extensões podem ser desabilitadas em breve.
A Chrome Web Store do Google agora está avisando que o bloqueador de anúncios uBlock Origin e outras extensões podem ser bloqueadas em breve como parte da descontinuação da especificação de extensão Manifest V2 da empresa.
uBlock Origin e outras extensões podem ser desabilitadas em breve
Sim. O uBlock Origin e outras extensões podem ser desabilitadas em breve por causa da descontinuação da especificação de extensão Manifest V2, e o Google já está avisando sobre isso.
“Esta extensão pode não ter mais suporte em breve porque não segue as práticas recomendadas para extensões do Chrome”, diz a página da Chrome Web Store para o uBlock Origin.
O aviso inclui um link para um boletim de suporte do Google que afirma que a extensão do navegador pode ser desabilitada para proteger a privacidade e a segurança dos usuários.
“Para proteger melhor sua privacidade e segurança, o Chrome e a Chrome Web Store exigem que as extensões estejam atualizadas com os novos requisitos”, diz o boletim de suporte do Google.
“Com isso, o Chrome pode desabilitar extensões que não atendem a esses requisitos.”
Os novos avisos foram relatados pela primeira vez agora por usuários do X, que viram uma mensagem diferente na Chrome Web Store informando que a extensão não está mais disponível.
No entanto, o site BleepingComputer não viu esse alerta em vários navegadores e dispositivos, em vez disso, viu o compartilhado acima. Não está claro se a mensagem original apareceu por engano e mudou depois para a atual.
O novo alerta recomenda que os usuários mudem para um bloqueador de anúncios diferente que suporte o Manifest V3, como o uBlock Original Lite da Hill e outros bloqueadores de anúncios.
Muitos usuários do Chrome agora estão dizendo que mudarão para outros navegadores se o uBlock Origin for bloqueado.
Não há nada de inseguro no uBlock Origin e provavelmente em outras extensões que estão mostrando esse alerta. Em vez disso, este aviso está sendo exibido como parte da descontinuação contínua do Google da especificação de extensão Manifest v2 (MV2), que o uBlock Origin usa.
Em agosto, o Google começou a avisar os usuários diretamente no navegador que a extensão pode ser desativada em breve e que eles devem encontrar alternativas.
Na época, o desenvolvedor e mantenedor líder do uBlock Origin, Raymond Hill, explicou que esses avisos são o resultado do Google descontinuar o suporte para a plataforma de extensões Manifest V2 (MV2) em favor do Manifest V3 (MV3).
“uBO é uma extensão Manifest v2, daí o aviso no seu navegador Google Chrome. Não há uma versão Manifest v3 do uBO, portanto, o navegador irá sugerir extensões alternativas como uma substituição para o uBO”, explicou Hill em agosto.
“uBO Lite (uBOL) é uma versão reduzida do uBO com o melhor esforço para converter listas de filtros usadas pelo uBO em uma abordagem compatível com Manifest v3, com foco em confiabilidade e eficiência, como tem sido o caso do uBO desde sua primeira publicação em junho de 2014.”
Essas versões do Chrome Manifest são especificações para a construção de extensões do Chrome que descrevem as regras, permissões e APIs que os desenvolvedores devem seguir e usar.
Em 2019, o Google anunciou que o Manifest V2 seria descontinuado em favor de uma especificação de extensão Manifest V3, que começou a ser lançada com o Chrome 88 em dezembro de 2020.
No entanto, o novo Chrome Manifest V3 introduziu desafios técnicos significativos para desenvolvedores de extensões, especialmente aqueles que exigem maior controle sobre as funções do navegador da web, como bloqueadores de anúncios, forçando-os a criar novas extensões com recursos limitados (como o uBlock Origin Lite da Hill).
Embora o uBlock Origin Lite possa funcionar bem para alguns usuários, aqueles que exigem filtragem avançada ou ao visitar sites específicos podem descobrir que têm uma experiência mais limitada.
O desenvolvedor do uBlock Origin criou um FAQ explicando as diferenças entre a extensão uBlock Origin Manifest V2 e a nova versão uBlock Lite Manifest V3.
Mesmo após o Manifest V2 ser descontinuado, os usuários podem continuar a usar a extensão Manifest V2 até junho de 2025 usando a política ExtensionManifestV2Availability.
Esta política permite que a empresa e outros usuários controlem a disponibilidade da extensão Manifest v2 no Linux, Mac, Windows e ChromeOS.
Como o uBlock Origin continua a funcionar normalmente no Firefox, e o Brave Browser e o Vivaldi dizem que continuarão a oferecer suporte ao Chrome Manifest V2, os usuários ainda podem encontrar navegadores baseados em Chromium e alternativas que oferecem suporte ao popular filtro de conteúdo e bloqueador de anúncios.