Se você não quer mais ver um site, a extensão do Chrome uBlackList permite remover sites específicos dos resultados de pesquisa.
A extensão do navegador uBlackList permite limpar os resultados da pesquisa removendo sites específicos ao pesquisar no Google, DuckDuckGo, Bing e outros mecanismos de pesquisa.
uBlackList permite remover sites específicos dos resultados de pesquisa
Embora a extensão do navegador não seja nova, sendo desenvolvida desde o início de 2021, ela foi publicada recentemente no Y Combinator’s Hacker News, então pensamos em dar uma olhada nela.
uBlackList é uma extensão de navegador para Chromium e Firefox que permite inserir uma lista de sites que você deseja bloquear nos resultados da pesquisa.
Se esses sites são de baixa qualidade, são conhecidos por informações enganosas ou você simplesmente não deseja ler seu conteúdo, o uBlackList pode impedir que eles sejam exibidos no Google, Bing, DuckDuckGo, Ecosia, Qwant, StartPage e Yahoo! Motores de busca do Japão.
Para começar a usar o uBlackList, instale a extensão do navegador na Chrome Web Store ou na página de complementos do Firefox. Uma vez instalado, você pode clicar no ícone da extensão e selecionar ‘Opções’ para configurar a extensão.
Na tela de opções, você pode adicionar os sites que deseja bloquear dos resultados da pesquisa usando expressões regulares ou padrões de correspondência, conforme mostrado abaixo.
Por exemplo, se você deseja remover todas as páginas de example.com e Wikipedia (apenas um exemplo!) dos resultados de pesquisa, você pode adicionar os seguintes padrões a uBlackList:
*://*.example.com/*
*://*.wikipedia.com/*
Depois de clicar no botão Salvar e realizar uma pesquisa que retorna resultados de wikipedia.com, você descobrirá que eles não são mais exibidos, conforme mostrado abaixo.
Ainda mais útil, a extensão adiciona um link “Bloquear este site” ao lado dos URLs mostrados nos resultados da pesquisa, permitindo que você bloqueie facilmente os sites à medida que os vê.
Por padrão, a extensão removerá apenas os resultados de pesquisa do Google, mas, como dissemos anteriormente, também suporta o bloqueio de sites no Bing, DuckDuckGo, Ecosia, Qwant, StartPage e Yahoo! Motores de busca do Japão.
Também é possível configurar uma URL que contém uma lista de padrões que devem ser bloqueados, que serão baixados e atualizados regularmente.
Por fim, você pode configurar a extensão para sincronizar suas configurações no Google Cloud, permitindo que você use as mesmas configurações em diferentes navegadores que você possa usar.
Eu testei a extensão ao longo do dia e descobri que ela fez um ótimo trabalho removendo sites que eu achava que estavam atrapalhando os resultados de pesquisa relacionados à remoção de malware.
Para aqueles que desejam experimentar o uBlackList, você pode instalá-lo na página de complementos da Google Chrome Web Store ou do Mozilla Firefox ou baixar a fonte na página do GitHub do projeto.