Conheça o Twister OS, um sistema que faz o Raspberry Pi parecer com o Windows ou macOS. Confira os detalhes e veja onde baixar.
Existem muitos sistemas operacionais para o Raspberry Pi, um dos mais conhecidos é o Raspbian OS. Mas existem muitos outros baseados em Linux e outros kernels diferentes, como BSD, bem como RISC OS.
Além disso, há algum tempo também foi anunciado um projeto que pretendia simular o aparecimento de sistemas operacionais como Microsoft Windows e macOS, também é o caso do Twister OS.
Twister OS faz o Raspberry Pi parecer com o Windows ou macOS
Só que ao contrário daqueles outros sistemas operacionais que emulavam a aparência do sistema Redmond e Cupertino, no caso do Twister OS, ele é um all-in-one, podendo escolher entre a aparência que deseja ter na sua placa SBC Raspberry Pi.
Além disso, como tem evoluído nas suas várias versões, foi polido e atualmente funciona muito bem.
Atualmente, você pode baixar a versão do Twister OS 1.8.0 de 32 bits, que pode ser instalada como qualquer outro sistema operacional para o Raspberry Pi no SD.
E apesar de ser de 32 bits, mesmo que o cliente Steam não funcione, você pode rodar alguns videogames com a ajuda do Wine ou Play On Linux, além do Box86.
Twister OS é o sucessor de projetos como Raspbian 95, Raspbian XP, Raspbian X e iRaspbian que afirmam imitar os ambientes de desktop do Windows 95, XP, 10 e macOS, respectivamente.
Para isso, uma distro Raspbian Pi OS foi usada como base e um ambiente XFCE para torná-lo leve e com alguns ajustes para poder simular esses ambientes.
É compatível com a Raspberry Pi 4, embora possa ser executado em outras placas SBC, como a Raspberry Pi 3 Model B+, embora possa haver alguns problemas.
A propósito, em ambos os casos, o Twister OS ainda está em processo de melhoria, então não espere todos os recursos disponíveis, como áudio via tecnologia sem fio Bluetooth, que não é compatível no momento.
Baixe e experimente o Twister OS
A imagem ISO do Twister OS já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux