Conheça o Tuxedo Aquaris, um sistema de refrigeração líquida da Tuxedo para laptops Linux. Confira os detalhes dessa novidade.
Os sistemas de refrigeração líquida são usados para ajudar a evitar o superaquecimento de PCs de jogos de alto desempenho (e até mesmo alguns smartphones). Mas o resfriamento líquido é muito menos comum em laptops, embora não seja inédito.
No início deste ano, a XMG introduziu um acessório de resfriamento líquido projetado para conectar-se a notebooks suportados para fornecer energia de resfriamento adicional quando conectado.
E o Tuxedo Aquaris é um sistema externo de refrigeração a água que se conecta a um laptop e empurra o líquido pelo computador para ajudar a reduzir as temperaturas enquanto mantém o ruído do ventilador baixo.
Tuxedo Aquaris, um sistema de refrigeração líquida da Tuxedo para laptops Linux
Devido à forma como este sistema foi projetado, a doca de resfriamento Aquaris só funcionará enquanto estiver parada – isso não é para uso em movimento.
E só funcionará com notebooks suportados que tenham tubos internos projetados para circular água. No lançamento, isso significa que ele só funciona com um único laptop: o Tuxedo Stellaris 15 Gen 4.
Mas se o sistema se mostrar popular, é possível que possamos ver a empresa lançar novos laptops que suportam o cooler Aquaris.
O Tuxedo Stellaris 15 Gen 4 é um notebook de 15,6 polegadas com tela de 2560 x 1440 pixels e 240 Hz e suporte para um processador Intel Core i9-12900H de até 45 watts e gráficos NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti de 280 watts, então é fácil imaginar isso o notebook pode ficar muito quente.
Honestamente, porém, usar o resfriamento líquido parece meio chato.
Você precisa drenar completamente o líquido do seu laptop antes de transportá-lo com segurança, o que significa que, em vez de desconectar seu notebook no final de uma sessão de jogo ou de trabalho, você precisará gastar alguns minutos certificando-se de que não está vai danificar qualquer coisa jogando-o em sua bolsa.
Nesse ritmo, não posso deixar de me perguntar se você não ficaria melhor com um desktop.
A Phoronix observa que a Tuxedo realmente introduziu o sistema de refrigeração a água Stellaris 15 Gen 4 e Aquaris no início deste ano, mas na época o cooler só funcionava se você estivesse executando o Windows no laptop.
Agora, a Tuxedo possui drivers Linux para desenvolvedores e adicionou suporte para controles de resfriamento líquido ao software de código aberto Control Center da empresa.