E foi lançado o TurnKey Linux 17 com uma versão experimental para RPi4, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
TurnKey Linux é uma biblioteca de dispositivos virtuais baseada em Debian que integra alguns dos melhores softwares de código aberto em soluções prontas para uso.
Cada dispositivo virtual é otimizado para facilidade de uso e pode ser implantado em apenas alguns minutos em bare metal, uma máquina virtual e na nuvem.
A lista crescente de dispositivos virtuais, cada um disponível como imagem de CD ou imagem de máquina virtual, inclui Bugzilla, Django, Drupal, File Server, Joomla, LAMP, Magento, Mantis, MediaWiki, MoinMoin, Moodle, MovableType, MySQL, Openbravo , phpBB, PostgreSQL, ProjectPier, Rails, Revision Control, StatusNet, Apache Tomcat, Torrent Server, Trac, TWiki, vtiger, WordPress, Zimra e outros.
Agora, Jeremy Davis anunciou o lançamento do TurnKey Linux 17.0, uma nova versão estável do conjunto de dispositivos de servidor altamente especializado e de propósito único do projeto.
Novidades do TurnKey Linux 17
TurnKey Linux 17 é baseado no Debian 11 e inclui uma versão experimental para computadores Raspberry Pi 4. Então, se você tiver um RPi4, faça o download de uma imagem e faça um test drive.
De acordo com as versões principais anteriores do TurnKey, a maior mudança é a versão Debian na qual esta versão do TurnKey é baseada. A versão TurnKey 17.x é baseada no Debian 11/Bullseye.
Conforme observado no anúncio do release candidate, as principais mudanças geralmente ocorreram no nível do software, embora muito do trabalho provavelmente não seja imediatamente óbvio para um usuário final.
A maioria das atualizações de código python2 para python3 ocorreu na v16.x, no entanto, grande parte da infraestrutura de compilação (incluindo ferramentas em TKLDev) ainda era python2.
Portanto, tem havido algum trabalho significativo nas ferramentas do TKLDev (particularmente fab e pool). Em outros casos, foi feita alguma manutenção geral de software e implementadas algumas correções de bugs e/ou limpeza de código em nosso software.
Além de todas as melhorias do Debian atualizado e melhorias personalizadas do software TurnKey, a v17.0 traz uma nova versão Webmin (atualmente v1.990) e uma série de mudanças com a intenção de tornar o TurnKey mais amigável para IPv6 (principalmente graças ao membro da comunidade, Richard van Dijk ).
“Ainda não estamos completamente lá (por exemplo, o repositório apt do TurnKey AINDA não está disponível via IPv6 ), mas pelo menos há algum progresso (FWIW, assim que a versão v17.0 estiver concluída, pretendo me concentrar em fazer o IPv6 funcionar com nosso repositório apt).”
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o TurnKey Linux 17
A imagem ISO do TurnKey Linux 17 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux