Por causa da dificuldade da Samsung de fabricar chips de 3 nm de forma eficiente, a TSMC poderá fabricar o Chips Exynos para a Samsung.
A Samsung pode estar fazendo uma mudança radical em relação à fabricação de chips Exynos. A empresa produz seus próprios SoCs nas fábricas da Samsung Foundry. No entanto, ela não tem sido capaz de fabricar chips de 3 nm de forma eficiente.
De acordo com relatos, ela tem trabalhado para tentar resolver a situação. Agora, um informante confiável afirma que a Samsung está considerando terceirizar a fabricação de chips Exynos para a TSMC.
TSMC poderá fabricar o Chips Exynos para a Samsung
A TSMC é atualmente a maior fabricante de chips contratada do mundo. Grandes clientes da Samsung mudaram para a TSMC nos últimos anos devido a problemas nas fábricas da gigante sul-coreana.
No entanto, a possível decisão da Samsung de mudar para a TSMC para a produção de chips Exynos ainda é marcante.
O informante Jukanlosreve postou no X a notícia sobre a Samsung considerando recorrer às fábricas da TSMC. A fonte não oferece mais detalhes sobre isso, mas o histórico recente sobre a Samsung Foundry explica a possível mudança.
Fontes do setor afirmam que a série Galaxy S25 usará o chip Snapdragon 8 Elite em todo o mundo. Aparentemente, resolver os problemas de baixo rendimento dos wafers GAA de 3 nm da empresa levará mais tempo do que o disponível.
A Samsung está considerando usar fábricas externas para produzir seus chips Exynos é bastante normal. Isso não significa que isso acontecerá com total certeza, no entanto.
Grandes marcas sempre precisam de planos de contingência para quaisquer incidentes ou problemas que possam surgir durante um projeto. O que é surpreendente é a empresa recorrer ao seu principal rival no segmento de produção de chips.
Nas últimas semanas, informantes revelaram que a Samsung até explorou a possibilidade de usar o chip Dimensity 9400 nos modelos vanilla e Plus.
A empresa também testou o Exynos 2500 até o último minuto, na esperança de resolver os problemas da Foundry. No entanto, parece que a Samsung terá que recorrer à Qualcomm para o hardware que alimentará seus próximos dispositivos móveis principais.
Portanto, mudar para a TSMC pode servir como um plano de backup no caso de os problemas persistirem com os wafers da Samsung Foundry.
A mudança da Samsung para um processo de 3 nm tem sido problemática
No passado recente, os chips fabricados pela Samsung apresentaram problemas relacionados ao gerenciamento de temperatura, limitação e desempenho do modem.
A empresa parece ter resolvido esses problemas com o chip Exynos 2400 de 4 nm, que tem um desempenho admirável. No entanto, as dificuldades retornaram quando a Samsung tentou migrar para o processo de 3 nm mais avançado.