A equipe TrueOS anunciou a disponibilidade de um novo snapshot de seu SO, o TrueOS 18.03. Confira as novidades e descubra onde baixar esse sistema.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
Anteriormente conhecido como PC-BSD e utilizando um esquema de atualização continua (rolling release), o TrueOS tem como objetivo principal ser um sistema operacional de desktop e servidor fácil de instalar e usar.
Para conseguir isso, ele fornece uma instalação gráfica para permitir que até mesmo os novatos do UNIX instalem e executem facilmente.
Ele pré-configura ambientes de desktop, vídeo, som e rede para que a área de trabalho possa ser usada imediatamente.
Para completar, um programa gráfico de instalação de software torna a instalação de softwares pré-compilados tão fácil quanto em outros sistemas operacionais populares.
Novidades do TrueOS 18.03
TrueOS 18.03 inclui correções para as vulnerabilidades de CPU Meltdown e Specter.
Esta é uma versão especial devido aos problemas de segurança que afetam o mundo da computação desde o início de 2018. Em particular, a mitigação das explorações do sistema ‘Meltdown’ e ‘Spectre’ torna necessário atualizar todo o ecossistema de pacotes para o TrueOS.
Esta versão não substitui as atualizações de STABLE agendadas para junho, mas fornece as atualizações de segurança necessárias e esperadas para a ramificação de versão estável do TrueOS, mesmo que isso esteja no meio do ciclo de versão normal.
Então, originalmente, não haveria uma nova versão estável do TrueOS até junho, mas o TrueOS 18.03 foi lançado hoje para distribuir os patches Meltdown e Spectre do FreeBSD. Isso inclui todas as correções aplicadas ao FreeBSD upstream, todas as atenuações atuais do Spectre do FreeBSD HEAD Variant 2, LLVM/Clang 6 com suporte ao Retpoline, etc.
Os usuários também precisarão garantir que os arquivos de microcódigo do seu sistema estejam atualizados, uma vez que, por padrão, as atualizações de microcódigo não estão ativadas por padrão no TrueOS.
Portanto, você precisará instalar manualmente o novo pacote devcpu-data do Appcafe, depois habilitar o novo serviço microcode_update. Lembre-se de que você precisará reinicializar sua máquina após instalar esses pacotes para se proteger do Meltdown e Spectre.
Também estão incluídos no lançamento do TrueOS 18.03 vários pacotes atualizados, incluindo o LibreSSL 2.6.4, o Qt 5.9.4, o Chromium 63.0.3239.132 e o Mozilla Firefox 58.0.2. De acordo com os developers do TrueOS, todos os pacotes pré-instalados incluídos nesta versão, foram compilados com o compilador LLVM/Clang mais recente.
O TrueOS 18.03 vem com os mais novos navegadores, e possui 2.461 novos pacotes e 2.984 pacotes atualizados, enquanto 829 pacotes foram descartados.
Para saber mais sobre essa versão desse sistema, acesse a nota de lançamento.
Conheça melhor o TrueOS
Para saber mais sobre o TrueOS, clique nesse link.
Baixe e experimente o TrueOS 18.03
A imagem ISO do TrueOS 18.03 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Como remover o indicador de teclado no Ubuntu com Unity
- TrueOS 18.03 lançado – Confira as novidades e baixe
- Lançado Wine 3.5 com suporte a chaves criptográficas RSA/ECDSA