TrueNAS SCALE, um FreeNas que usa Linux e é baseado no Debian 11

A iXsystems anunciou o TrueNAS SCALE, um FreeNas que usa Linux e é baseado no Debian 11, que será lançado no próximo ano.

A iXsystems, a empresa por trás do FreeNAS e TrueNAS, lançou um novo projeto notável por várias razões, “TrueNAS SCALE”, que se concentra em contêineres escalonáveis, convergentes e ativos e infraestrutura fácil de gerenciar.

Este projeto é notável porque, em vez de o TrueNAS SCALE ser baseado no FreeBSD, como o restante de suas ofertas, a plataforma é diferente. O TrueNAS SCALE reutilizará muitas das ferramentas iXsystems existentes criadas para o TrueNAS, mas na parte inferior está o Debian Linux 11.

TrueNAS SCALE, um FreeNas que usa Linux e é baseado no Debian 11

TrueNAS SCALE, um FreeNas que usa Linux e é baseado no Debian 11
TrueNAS SCALE, um FreeNas que usa Linux e é baseado no Debian 11

Lembre-se de que há dois meses, a iXsystems anunciou a fusão da distribuição gratuita do FreeNAS com o projeto comercial TrueNAS, expandindo os recursos do FreeNAS para empresas e também decidiu interromper o desenvolvimento do projeto TrueOS (anteriormente PC-BSD).

Curiosamente, em 2009, a distribuição OpenMediaVault, que foi portada para o kernel Linux e a base de pacotes Debian, já estava separada do FreeNAS.

Um recurso de destaque deste novo projeto “TrueNAS SCALE” foi o uso do kernel Linux e a base do pacote Debian 11 (Testing), enquanto todos os produtos anteriores da empresa, incluindo TrueOS (anteriormente PC-BSD), eram baseado no FreeBSD.

TrueNAS SCALE é o novo projeto da empresa desenvolvido para preencher uma lacuna significativa no portfólio de armazenamento da iXsystems.

“Temos o prazer de informar aos desenvolvedores que o código fonte do TrueNAS SCALE agora está disponível no GitHub e em desenvolvimento muito ativo. No próximo trimestre, forneceremos informações mais detalhadas sobre arquitetura, links para download de imagens de instalação e mais detalhes sobre como participar da colaboração.”

“No momento, estamos trabalhando duro para concluir algumas das funções básicas em uma imagem de visualização do desenvolvedor muito cedo.”

“Essa imagem nightly permitirá que desenvolvedores da comunidade e audiências de pré-visualização técnica iniciem o processo e se envolvam mais nos estágios iniciais do desenvolvimento deste novo produto. SCALE será um projeto de desenvolvimento para o resto de 2020, com um lançamento planejado em 2021.”

“Também estamos iniciando um novo grupo de discussão para o projeto ESCALA. Se você ou sua organização deseja contribuir para um projeto com esses objetivos, siga-nos e comente no grupo de discussão e nós o manteremos informado.”

Enquanto o ZFS foi projetado para ser uma ótima solução de expansão, grande parte do mercado está se movendo em direção à expansão, e a empresa precisa de uma oferta.

Este é o segundo passo importante que a empresa está dando nesta semana para começar a enfatizar o FreeBSD, o que é importante, pois é um dos principais contribuintes do projeto FreeBSD.

Para criar uma nova distribuição, chama-se expandir a escalabilidade, simplificar o gerenciamento da infraestrutura, usar contêineres Linux e focar na criação de infra-estruturas definidas por software.

Como o FreeNAS, o TrueNAS SCALE conta com o sistema de arquivos ZFS na implementação do projeto OpenZFS (o ZFS On Linux é proposto como a implementação padrão do ZFS).

O TrueNAS SCALE também usará ferramentas desenvolvidas pela iXsystems para FreeNAS e TrueNAS 12.

Embora também o desenvolvimento e suporte do FreeNAS, o TrueNAS CORE e o TrueNAS Enterprise baseados no FreeBSD continuem sem alterações.

A ideia principal da iniciativa é que o OpenZFS 2.0 forneça suporte para Linux e FreeBSD, o que abre a porta para experimentos para criar ferramentas NAS universais que não estão vinculadas a um sistema operacional específico e permite que você comece a experimentar o Linux.

O uso do Linux permitirá que você implemente algumas idéias inatingíveis no FreeBSD. Como resultado, as soluções baseadas no FreeBSD e Linux coexistem e se complementam, usando a base de código comum do kit de ferramentas.

O projeto está atualmente em desenvolvimento e os scripts de construção específicos do TrueNAS SCALE podem ser encontrados no GitHub.

Durante o próximo trimestre, planejamos liberar informações de arquitetura mais detalhadas e oferecer assemblies de teste atualizados regularmente para se familiarizar com o processo de desenvolvimento.

Por fima, a primeira versão do TrueNAS SCALE está programada para 2021.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 777

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.