Com lançamento programado para o quarto trimestre deste ano, o sistema TrueNAS SCALE 24.10 terá recursos revolucionários. Confira!
Construído sobre os ombros do TrueNAS CORE, o TrueNAS SCALE adiciona Docker Containers, VMs (KVM) e recursos de armazenamento ZFS de expansão.
TrueNAS CORE é mais focado em usuários avançados, então isso pode não ser recomendado para pessoas que estão criando um servidor NAS pela primeira vez.
TrueNAS SCALE usa muito do mesmo código-fonte TrueNAS, mas adiciona algumas variações diferentes. O projeto é definido por esta sigla:
- Scale-Out ZFS (Expansão do ZFS): capacidade e desempenho
- Converged Compute and Storage (Computação e armazenamento convergidos)
- Active-Active Reliability (Confiabilidade Ativo-Ativo)
- Linux containers & Virtualization (Contêineres Linux e virtualização): Docker, Kubernetes e KVM
- Easy Setup & Management (Fácil configuração e gerenciamento)
Como você provavelmente sabe, o TrueNAS CORE é construído na base sólida do FreeBSD, mas por todas as coisas que tem e ótimos recursos, não tem algumas das coisas que as pessoas estão pedindo. Por exemplo, um suporte para contêineres Docker. Em vez disso, eles têm iocage e jails.
Portanto, os sistemas de contêiner e algumas das coisas de back-end que estão no nível do kernel precisam de altos níveis de interação do kernel são fundamentalmente diferentes. Por outro lado, o Linux tem todos esses recursos extras. E aqui o TrueNAS SCALE entra em cena.
iXsystems, a empresa por trás do TrueNAS SCALE, uma solução de software Network Attached Storage (NAS) de código aberto baseada em Linux que integra recursos como Docker e Kubernetes para oferecer suporte a aplicativos em contêineres e virtualizados, fez um anúncio que promete algo há muito aguardado por muitos usuários.
Mais especificamente, a partir da próxima versão TrueNAS SCALE 24.10 (Electric Eel), programada para lançamento no quarto trimestre deste ano, o software apresentará suporte nativo para Docker e Docker Compose. E podemos dizer que isso será uma virada de jogo.
TrueNAS SCALE 24.10 terá recursos revolucionários
A comunidade TrueNAS há muito prefere a simplicidade e a padronização do Docker aos serviços mais complexos baseados em Kubernetes usados atualmente em K3s (uma implementação leve de K8s) e gráficos Helm para serviços em contêineres.
Sim, SCALE pode executar contêineres Docker, mas não implantações Docker Compose. Além disso, isso é gerenciado internamente por meio de K3s, pois você deve usar uma UI da web para as implantações, o que restringe significativamente suas opções.
Ao permitir que os usuários aproveitem a funcionalidade nativa do Docker, especialmente o poder ilimitado que o Docker Compose oferece, o TrueNAS SCALE irá literalmente para o próximo nível.
Espera-se que esse aprimoramento aumente significativamente sua popularidade entre os usuários ansiosos por adotá-lo.
A próxima questão óbvia é o que acontecerá com os aplicativos já implantados quando o caminho de atualização para a nova versão estiver disponível. A iXsystems considerou isso e a resposta é muito positiva.
Resumindo, o novo sistema reconhecerá e migrará automaticamente os aplicativos existentes para usar o Docker Compose sem qualquer intervenção manual dos usuários, garantindo assim uma transição tranquila para eles.
Além disso, esta migração automática promete manter os mesmos conjuntos de dados e definições de configuração utilizados anteriormente.
Mas é claro que nem tudo na nova versão se limita à introdução do suporte nativo ao Docker e ao Docker Compose. TrueNAS SCALE 24.10 (Electric Eel) promete ser uma atualização substancial em relação à versão atual 24.04 (Dragonfish), definida para incluir:
- OpenZFS 2.3 com recursos como expansão RAIDZ e desduplicação rápida.
- UI da Web aprimorada para melhor experiência do usuário, incluindo pesquisa global e painéis aprimorados.
- Recursos de instalação baseados na Web e recursos integrados de backup na nuvem .
- Recursos avançados de segurança , novas plataformas iX e muitas outras melhorias.
Ao adotar o Docker, a TrueNAS não está abandonando totalmente o Kubernetes. Para usuários que preferem Kubernetes, TrueNAS Sandboxes (Jail-like Containers) continuarão a oferecer suporte a K3s e Kubernetes (K8s), oferecendo APIs completas e opções de configuração para clustering.
Além disso, o iX continuará a oferecer suporte a catálogos de gráficos Helm de terceiros por meio de implantações de K3s em sandbox, garantindo que todos os usuários possam escolher o sistema que melhor atende às suas necessidades.
Para informações mais detalhadas, acesse o edital .