TrueNAS SCALE 24.10 lançado com Docker no lugar do Kubernetes

E foi lançado o TrueNAS SCALE 24.10 com Docker no lugar do Kubernetes, e mais. Confira as novidades veja onde baixar a distribuição.

Construído sobre os ombros do TrueNAS CORE, o TrueNAS SCALE adiciona Docker Containers, VMs (KVM) e recursos de armazenamento ZFS de expansão.

TrueNAS CORE é mais focado em usuários avançados, então isso pode não ser recomendado para pessoas que estão criando um servidor NAS pela primeira vez.

TrueNAS SCALE usa muito do mesmo código-fonte TrueNAS, mas adiciona algumas variações diferentes. O projeto é definido por esta sigla:

  • Scale-Out ZFS (Expansão do ZFS): capacidade e desempenho
  • Converged Compute and Storage (Computação e armazenamento convergidos)
  • Active-Active Reliability​ (Confiabilidade Ativo-Ativo)
  • Linux containers & Virtualization (Contêineres Linux e virtualização): Docker, Kubernetes e KVM
  • Easy Setup & Management​ (Fácil configuração e gerenciamento)

Como você provavelmente sabe, o TrueNAS CORE é construído na base sólida do FreeBSD, mas por todas as coisas que tem e ótimos recursos, não tem algumas das coisas que as pessoas estão pedindo. Por exemplo, um suporte para contêineres Docker. Em vez disso, eles têm iocage e jails.

Portanto, os sistemas de contêiner e algumas das coisas de back-end que estão no nível do kernel precisam de altos níveis de interação do kernel são fundamentalmente diferentes. Por outro lado, o Linux tem todos esses recursos extras. E aqui o TrueNAS SCALE entra em cena.

Agora, aiXsystems anunciou o lançamento do TrueNAS SCALE, versão 24.04.1.1.

Novidades do TrueNAS SCALE 24.04.1.1

TrueNAS SCALE 24.10 lançado com Docker no lugar do Kubernetes
TrueNAS SCALE 24.10 lançado com Docker no lugar do Kubernetes

O tão esperado TrueNAS SCALE 24.10, codinome “Electric Eel”, chegou oficialmente, trazendo muitos novos recursos, melhorias e correções para o deleite de todos os entusiastas de armazenamento de auto-hospedagem.

A mudança mais significativa no TrueNAS SCALE 24.10 é, sem dúvida, a mudança do Kubernetes para o Docker para o backend de recursos do TrueNAS Apps. Simplificando, é uma virada de jogo que tornará a implantação e o gerenciamento de aplicativos mais suaves para os usuários.

Além disso, a implantação de imagens Docker personalizadas agora é mais direta do que nunca, graças a um assistente guiado ou às opções de arquivo Compose YAML.

Mas tenho certeza de que a pergunta que mais lhe interessa é: “O que acontece com meus aplicativos instalados anteriormente?” Bem, não há espaço para preocupações.

Se você já usa a versão anterior (24.04 “Dragonfish”), os aplicativos do catálogo oficial migrarão perfeitamente para o Docker ao atualizar para o TrueNAS SCALE 24.10.

No entanto, fique de olho se estiver usando aplicativos personalizados ou de terceiros, pois alguma migração manual ainda pode ser necessária.

Os entusiastas do armazenamento apreciarão a nova capacidade de estender RAIDZ vdevs com discos individuais.

Este recurso OpenZFS, patrocinado pela iXsystems, é uma ferramenta poderosa para usuários que desejam expandir seu armazenamento sem a complexidade de criar novos volumes.

Além disso, no TrueNAS SCALE 24.10, o instalador TrueNAS reescrito prepara o cenário para o desenvolvimento futuro, facilitando a instalação e a atualização para os usuários.

Para completar, a versão atualizada apresenta novo suporte para testes NVMe S.M.A.R.T., permitindo melhor monitoramento e diagnóstico de unidades NVMe.

O painel também passou por um redesenho, fornecendo mais widgets, relatórios de dados aprimorados e maiores opções de personalização para oferecer uma visão geral do sistema mais personalizada e informativa.

O TrueNAS 24.10 inclui um novo recurso de backup do TrueCloud que torna o backup e a restauração de dados para a nuvem iX-Storj ainda mais fáceis.

Os usuários agora podem aproveitar uma função de pesquisa global atualizada, o que torna a localização de páginas e configurações na interface do TrueNAS muito fácil.

A IU também viu muitos aprimoramentos, desde apresentações de tabelas refinadas até a inclusão de testes S.M.A.R.T. para unidades NVMe.

Para dar suporte a cargas de trabalho crescentes, o Electric Eel também apresenta um alinhamento do gerenciamento de gabinete com a versão 13.3 para melhorar o desempenho do gerenciamento de gabinete.

Também há melhor suporte para preservar fluxos de dados alternativos de SMB durante a migração de dados, tornando mais fácil para os usuários moverem dados sem perder metadados valiosos.

Notas de atualização: o que você precisa saber

A atualização para o TrueNAS 24.10 é relativamente simples, mas há algumas coisas importantes a serem lembradas.

O TrueNAS depende de pacotes Linux específicos, portanto, tentar atualizar usando métodos como APT pode levar a problemas no sistema. Sempre use a interface web oficial para manter seu sistema estável e funcional.

Com a mudança de backend do Kubernetes para o Docker, todos os aplicativos de catálogo oficial da versão 24.04 migrarão automaticamente para implantações do Docker ao atualizar para a versão 24.10.

No entanto, a migração pode exigir preparação adicional para usuários com aplicativos de terceiros ou conjuntos de dados raiz criptografados.

Por exemplo, aplicativos instalados em um conjunto de dados criptografado precisarão ser movidos para um conjunto de dados não criptografado antes da migração.

O TrueNAS SCALE 24.10 também apresenta o ZFS Fast Deduplication como um recurso experimental — desabilitado por padrão por enquanto, mas promissor em versões futuras.

Além disso, a nova atualização remove o obsoleto LDAP Samba Schema, incentivando os usuários a migrarem domínios legados para o Active Directory para melhor compatibilidade.

No entanto, embora o Electric Eel tenha um grande impacto em termos de novos recursos, alguns problemas conhecidos valem a pena serem observados.

Por exemplo, se estiver atualizando de um release candidate anterior do TrueNAS SCALE 24.10, os usuários podem precisar tentar novamente as instalações do driver NVIDIA manualmente se ocorrerem interrupções de rede durante a atualização.

Por fim, um bug conhecido afeta a visibilidade da prateleira de expansão ES24 na tela Enclosure Management, que deve ser abordada na próxima versão de manutenção (24.10.1).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o TrueNAS SCALE 24.10

A imagem ISO do TrueNAS SCALE 24.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.