E foi lançado o TrueNAS 22.12.2 com melhorias na administração e autenticação. Confira as novidades veja onde baixar a distribuição.
Construído sobre os ombros do TrueNAS CORE, o TrueNAS SCALE adiciona Docker Containers, VMs (KVM) e recursos de armazenamento ZFS de expansão.
TrueNAS CORE é mais focado em usuários avançados, então isso pode não ser recomendado para pessoas que estão criando um servidor NAS pela primeira vez.
TrueNAS SCALE usa muito do mesmo código-fonte TrueNAS, mas adiciona algumas variações diferentes. O projeto é definido por esta sigla:
- Scale-Out ZFS (Expansão do ZFS): capacidade e desempenho
- Converged Compute and Storage (Computação e armazenamento convergidos)
- Active-Active Reliability (Confiabilidade Ativo-Ativo)
- Linux containers & Virtualization (Contêineres Linux e virtualização): Docker, Kubernetes e KVM
- Easy Setup & Management (Fácil configuração e gerenciamento)
Como você provavelmente sabe, o TrueNAS CORE é construído na base sólida do FreeBSD, mas por todas as coisas que tem e ótimos recursos, não tem algumas das coisas que as pessoas estão pedindo. Por exemplo, um suporte para contêineres Docker. Em vez disso, eles têm iocage e jails.
Portanto, os sistemas de contêiner e algumas das coisas de back-end que estão no nível do kernel precisam de altos níveis de interação do kernel são fundamentalmente diferentes. Por outro lado, o Linux tem todos esses recursos extras. E aqui o TrueNAS SCALE entra em cena.
Agora, aiXsystems anunciou o lançamento do TrueNAS SCALE, versão 22.12.2.
Novidades do TrueNAS 22.12.2
Sim. A atualização mais recente da empresa para o TrueNAS SCALE é a versão 22.12.2, que inclui algumas melhorias na administração e autenticação.
O estado 22.12.2 das notas de versão inclui muitos recursos novos e funcionalidades aprimoradas que abrangem SCALE Enterprise High Availability (HA), aplicativos, usuário administrativo de login sem raiz, gerenciamento de compartimento e replicação.
Foram adicionadas opções sudo às telas de configuração de usuário e replicação, além de uma opção de serviço SSH para o usuário administrador e alterações nas configurações avançadas do aplicativo que adicionam uma opção de sinalizador de força.
Para completar, foram feitas melhorias na tarefa de replicação que adicionam motivos pelos quais as tarefas estão esperando para serem executadas, e aplicativos com nova funcionalidade de passagem do Kubernetes, mas um novo gerenciamento de gabinete para as plataformas R30 e Mini R.
Ele também implementa correções para relatórios de status do pool, opções de aplicativos, funções de relatórios, sincronização em nuvem e tarefas de replicação, compartilhamentos iSCSI, serviço SMB em sistemas HA, vários problemas de interface do usuário, comportamento da interface do usuário relacionado à passagem isolada de GPU e USB em VMs e alterações na configuração opções e failover em sistemas HA.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o TrueNAS 22.12.2
A imagem ISO do TrueNAS 22.12.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux