E foi lançado o TrueNAS 22.02.2 com melhora no desempenho da desduplicação. Confira as novidades veja onde baixar a distro.
Construído sobre os ombros do TrueNAS CORE, o TrueNAS SCALE adiciona Docker Containers, VMs (KVM) e recursos de armazenamento ZFS de expansão.
TrueNAS CORE é mais focado em usuários avançados, então isso pode não ser recomendado para pessoas que estão criando um servidor NAS pela primeira vez.
TrueNAS SCALE usa muito do mesmo código-fonte TrueNAS, mas adiciona algumas variações diferentes. O projeto é definido por esta sigla:
- Scale-Out ZFS (Expansão do ZFS): capacidade e desempenho
- Converged Compute and Storage (Computação e armazenamento convergidos)
- Active-Active Reliability (Confiabilidade Ativo-Ativo)
- Linux containers & Virtualization (Contêineres Linux e virtualização): Docker, Kubernetes e KVM
- Easy Setup & Management (Fácil configuração e gerenciamento)
Como você provavelmente sabe, o TrueNAS CORE é construído na base sólida do FreeBSD, mas por todas as coisas que tem e ótimos recursos, não tem algumas das coisas que as pessoas estão pedindo. Por exemplo, um suporte para contêineres Docker. Em vez disso, eles têm iocage e jails.
Portanto, os sistemas de contêiner e algumas das coisas de back-end que estão no nível do kernel precisam de altos níveis de interação do kernel são fundamentalmente diferentes. Por outro lado, o Linux tem todos esses recursos extras. E aqui o TrueNAS SCALE entra em cena.
Agora, aiXsystems anunciou o lançamento do TrueNAS SCALE, versão 22.02.2.
Novidades do TrueNAS 22.02.2
A nova versão desta plataforma de armazenamento conectada à rede melhora o desempenho da desduplicação, permite que vários contêineres usem a mesma GPU Intel e melhora o processo de importação de pool.
Os detalhes do TrueNAS SCALE 22.02.2 estão nas notas de lançamento. Existem mais de 160 novas correções de bugs e melhorias que fornecerão outro salto de qualidade significativo em relação à versão RELEASE.
As inclusões notáveis são: Aumento do desempenho de eliminação de duplicatas com o padrão de soma de verificação SHA-512. Importação de pool aprimorada em situações de caso de canto.
Além disso, ele permite que vários contêineres usem a mesma GPU Intel compartilhada, e os pontos de extremidade personalizados do Cloudsync Azure permitem o uso de nuvens governamentais.
Para completar, foram feitas correções de monitoramento e relatórios do UPS, APIs SMB em cluster e o TrueCommand usa essas APIs para simplificar a implantação do cluster.
Também foram feitos aprimoramentos de desempenho de middleware com maior contagem de unidades.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o TrueNAS 22.02.2
A imagem ISO do TrueNAS 22.02.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux