E foi lançado o TrueNAS 13.0-U3 com novos componentes significativos. Confira as novidades e descubra onde baixar o sistema.
TrueNAS CORE é um sistema operacional gratuito e de código aberto baseado em FreeBSD que fornece serviços gratuitos de armazenamento conectado à rede (NAS) produzidos pela iXsystems. Além disso, o TrueNAS é o software NAS gratuito mais conhecido e poderoso.
Ele tem alguns dos melhores recursos que você pode encontrar no software NAS, como instantâneos de dados, um sistema de arquivos de autorreparo, criptografia de volumes de dados e assim por diante.
Para lembrar nossos leitores, além do TrueNAS CORE baseado em FreeBSD, o iXsystems também oferece o TrueNAS SCALE baseado em Debian, construído no mesmo software e middleware básico do TrueNAS CORE, mas expande significativamente seus recursos.
Agora, foi lançado o TrueNAS 13.0-U3.
Novidades do TrueNAS 13.0-U3
O TrueNAS 13.0-U3 lançada é baseado em FreeBSD apresenta algumas melhorias significativas, então vamos dar uma olhada nelas.
O armazenamento aberto TrueNAS 13.0-U3 é uma versão importante que traz desempenho, escalabilidade e confiabilidade aprimorados em versões subsequentes.
O TrueNAS 13.0-U3 é baseado na versão mais recente do FreeBSD, 13.1, que foi lançada em maio deste ano. Isso traz todos os benefícios do FreeBSD 13.1 com ele. Por exemplo, criptografia, rede, drivers e agendamento NUMA melhoraram significativamente.
Os plugins e jails usados na versão TrueNAS CORE para executar aplicativos adicionais na plataforma TrueNAS agora são compatíveis com o FreeBSD 13.0. Mas, mais importante, há um ganho de até 20% em desempenho, IOPS e largura de banda para sistemas NAS maiores.
OpenZFS 2.1
Ao contrário da maioria dos sistemas de arquivos, o ZFS combina os recursos de um sistema de arquivos e um gerenciador de volume.
É escalável e inclui ampla proteção contra corrupção de dados, suporte para altas capacidades de armazenamento, compactação de dados eficiente, integração dos conceitos de sistema de arquivos e gerenciamento de volume, snapshots e clones copy-on-write, verificação contínua de integridade e reparo automático, RAID-Z , ACLs NFSv4 nativas e podem ser configuradas com muita precisão.
Além disso, o OpenZFS 2.1 traz o Distributed Spare RAID (dRAID) para a cena. Em outras palavras, ele pode criar pools usando uma nova variação distribuída do RAIDZ que fornece tempos de resilver significativamente mais rápidos com hot spares integrados.
O TrueNAS 13.0 apresenta a versão Samba 4.15, que inclui atualizações significativas de segurança e sistema de arquivos virtuais para garantir que o suporte a SMB seja seguro e robusto.
Além disso, o TrueNAS 13.0-U3 também adiciona suporte para tamanhos de E/S nativos maiores e aprimoramentos gerais de desempenho.
Para completar, o servidor NFS integrado permite que muitas conexões TCP de um cliente Linux sejam executadas em paralelo, resultando em um desempenho mais rápido e estável. Isso pode aumentar o desempenho de um único cliente em até 400% em redes de alta velocidade.
Finalmente, os sistemas TrueNAS CORE e Enterprise agora podem usar o serviço iX-Storj com TrueNAS 13.0-U3. Em outras palavras, os sistemas TrueNAS agora podem servir como cliente para o serviço iX-Storj ou como “Storj Nodes” para armazenamento GDS.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o TrueNAS 13.0-U3
A imagem ISO do TrueNAS 13.0-U3 já pode ser baixada acessando a página de download do sistema.
Aqueles que possuem o TrueNAS 12.0 instalado em seu sistema podem atualizar rapidamente para o TrueNAS 13.0-U3 por meio da interface de gerenciamento baseada na web.
A atualização para o TrueNAS 13.0-U3 fornecerá benefícios significativos sem exigir grandes alterações nos recursos, layout de dados, ferramentas ou interface do usuário.
TrueNAS CORE é totalmente gratuito para download e uso. O hardware que executará o TrueNAS 13.0-U3 possui os seguintes requisitos mínimos de sistema:
- CPU Intel de 64 bits ou AMD x86_64 de 2 núcleos
- 8 GB de RAM
- Dispositivo de inicialização SSD de 16 GB
- Dois dispositivos de tamanho idêntico para um único pool de armazenamento
- Porta de rede
- RAID de hardware não é necessário
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux