Boa notícia para os usuários do Linux que usam o serviço de armazenamento da Microsoft, o InSync está trazendo sincronização do OneDrive para o Linux.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
Insync é um cliente Google Drive não oficial que, segundo sua produtora, ‘estende a funcionalidade da unidade web para o seu desktop, integrando-se firmemente com Windows, Mac e Linux, para que você possa começar o trabalho feito’.
O Insync já suporta o Google Drive, e agora, os usuários de Linux logo terão uma nova maneira de acessar e sincronizar o OneDrive no Linux.
InSync está trazendo sincronização do OneDrive para o Linux
Sim. Insync, a fabricante de um popular cliente de sincronização do Google Drive para Linux (e Windows e macOS), decidiu adicionar outro serviço ao seu app: o serviço de armazenamento em nuvem OneDrive da Microsoft.
A Microsoft oferece um plano básico do OneDrive gratuitamente. Ele vem com 5 GB de armazenamento em nuvem gratuito para arquivos, fotos e outros dados.
Aplicativos OneDrive oficiais para Windows e MacOS, bem como para Android e iOS, tornam trivial o gerenciamento de arquivos em várias plataformas.
Mas não há nada para o Linux.
Em vez disso, os desenvolvedores terceirizados aumentaram o vazio, criando soluções práticas para ajudar aqueles que desejam (ou precisam) usar o OneDrive no Linux.
Infelizmente, a maioria dos clientes do OneDrive Linux são ferramentas baseadas em linha de comando, como o OneDriver CLI OneDrive, e uma grande quantidade deles.
As ferramentas de linha de comando são ótimas se você é um ninja CLI competente que trabalha em um Terminal na maior parte do tempo, mas não são o ideal para quem está acostumado com interfaces gráficas.
Então, a boa notícia é que o Insync oferecerá suporte ao OneDrive syncin no seu próximo grande lançamento.
Recursos do OneDrive do Insync no Linux
O Insync finalmente dará aos usuários do Linux acesso aos seus arquivos do OneDrive no desktop Linux, sem a necessidade de usar clientes de linha de comando e executar comandos detalhados.
Os recursos do OneDrive do Insync incluem a capacidade de:
- Sincronizar seletivamente arquivos e pastas do OneDrive com o Linux;
- Acessar arquivos em vários computadores e plataformas;
- Gerenciar arquivos do OneDrive com uma interface gráfica;
- Sincronizar pastas em qualquer lugar do seu sistema;
- Sincronizar várias contas do OneDrive;
- E claro, mais recurso pode ser adicionado no futuro.
Inscreva-se no InSync OneDrive Beta
Embora haja (atualmente) nenhuma data de lançamento oficial para a adição de recursos, a Insync planeja lançar um período de testes beta em breve.
E se você estiver interessado em fazer parte do período de teste para ajudar a chutar os pneus no suporte do OneDrive no Insync 3, inscreva-se no beta acessando esse endereço.
Sem almoço grátis…
Uma pequena nota: embora o Insync seja extremamente popular entre os usuários de software livre (ele preenche uma lacuna), o aplicativo em si é proprietário.
Insync requer uma licença paga para uso completo. Não está claro se a adição do OneDrive exigirá que os usuários que já pagam, terão que pagar novamente para usá-lo.
Veja também
Instale e experimente o cliente Google Drive Insync no Linux
O que está sendo falado no blog
- Refracta 9.0 lançado – Confira as novidades e baixe
- Como instalar o GIMP via Snap no Ubuntu e outras distros
- Redcore Linux 1812 lançado – Confira as novidades e baixe
- Instalando o pacote de temas Redmond no Linux
- InSync está trazendo sincronização do OneDrive para o Linux
- Usuários do iPhone já podem bloquear o WhatsApp com Touch ID ou Face ID
- GNOME 3.32 entrou em fase beta, lançamento final chega dia 13 de março
- Como instalar o visualizador de imagens FIPS no Linux via Flatpak