A Percepio anunciou o Tracealyzer 4.4 beta lançado com suporte a Linux e download gratuito. Confira os detalhes dessa importante novidade.
No Embedded World, em fevereiro, a Percepio anunciou que seu último lançamento de diagnóstico de rastreamento visual Tracealyzer 4.4 adicionaria suporte ao Embedded Linux.
Duas semanas antes, a Wind River anunciou que estava disponibilizando o software com sua versão mais recente do Wind River Linux.
Agora, o Embedded Computing Design esta semana informa que a Percepio lançou um programa de teste beta aberto para o Tracealyzer 4.4.
Tracealyzer 4.4 beta lançado com suporte a Linux e download gratuito
Sim. A Percepio anunciou a versão de avaliação gratuita de 45 dias do seu programa de diagnóstico de rastreamento Tracealyzer 4.4, seu primeiro lançamento para suportar o Embedded Linux.
Até 1º de agosto, qualquer pessoa pode baixar uma licença de avaliação gratuita de 45 dias para o Tracealyzer, que até agora funcionava apenas com sistemas operacionais em tempo real (RTOS), como o FreeRTOS.
Esse software fornece recursos de visualização de tracing e rastreamento para entender melhor o comportamento em tempo de execução e tornar mais fácil detectar e entender erros.
O Tracelyzer pode ser integrado a depuradores populares como IAR, Keil ou Eclipse, “complementando a visualização detalhada do depurador com várias visualizações adicionais no nível do sistema, ideal para entender problemas em tempo real onde um depurador clássico não é suficiente”, diz a empresa.
O Percepio oferece o exemplo de um sistema de controle de motor em tempo real, o que é inconveniente para ficar offline para depuração.
Nesse caso, o Tracealyzer permite que você “grave seu software incorporado e quaisquer variáveis de interesse em tempo real enquanto o sistema é executado”.
As melhorias orientadas para Linux no Tracealyzer 4.4 incluem:
- Visual Trace Diagnostics – ferramentas para detectar anomalias nas visões gerais visuais e ampliar os bugs
- Visões gerais de alto nível – análise exploratória de cima para baixo, incluindo interações e bifurcação de processos, máquinas de estado, métricas definidas pelo usuário e relatórios de uso de CPU, RAM, arquivo e E / S
- Visualização de rastreamento – agora otimizada para uso de rastreamentos do Linux, incluindo imagens grandes do Linux, adicionando suporte para árvores de processo, bifurcação e chamadas do sistema
- Interface do usuário flexível – melhorias na interface do usuário, incluindo layout de janela personalizável e capacidade de salvar e carregar vários layouts para diferentes casos de uso
- Análise avançada definida pelo usuário – adaptável a casos de uso específicos por meio de interpretação personalizável de eventos, conjuntos de dados definidos pelo usuário, como Intervalos e máquinas de estado, e visualizações altamente configuráveis
- Padrões abertos – utiliza o CTF (Common Trace Format), usando a estrutura de rastreamento LTTng de código aberto
O Tracealyzer 4.4 fornece mais de 30 visualizações do comportamento em tempo de execução, incluindo agendamento de tarefas e execução do manipulador de interrupções/ISR, tempo e prioridade da tarefa, carga da CPU e uso de memória.
Outras visualizações incluem interações entre tarefas e manipuladores de interrupção/ISRs, como objetos de fila de mensagens, semáforo e mutex.
Um recurso de log personalizado para eventos do usuário permite analisar e depurar o comportamento em tempo real de algoritmos como loops de controle do motor.
As visualizações de criação de perfil permitem a identificação dos componentes do sistema que utilizam mais recursos, e as visualizações de uso de memória ajudam a rastrear vazamentos.
O Tracealyzer 4.4 está disponível para download gratuito até 1º de agosto com uma licença de avaliação de teste beta de 45 dias. O produto final será lançado no terceiro trimestre a um preço não divulgado.
Mais informações podem ser encontradas no anúncio da Percepio e na página do produto Tracealyzer. A página de download da avaliação pode ser encontrada nesse endereço.
- Como instalar o jogo Aqueducts no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo indie Dwarf Fortress no Linux via Snap
- Como instalar o cliente Mudlet no Linux via appimage
- Como instalar o jogo Connectagram no Linux via Flatpak