Depois de fazer uma revisão completa e atualizar partes importantes de seu aplicativo, José Expósito anunciou o lançamento do Touchégg 2. Confira as novidades.
Se você já usou o Macbook, deve saber o quão impressionante é seu trackpad multitoque. Usando uma combinação de gestos com os dedos, você pode realizar várias ações úteis.
Mas, no caso do Linux, você pode perdê-lo em seu laptop, pois apenas as principais distros do Linux como o Ubuntu são totalmente certificadas por fabricantes OEM. No entanto, você ainda pode transformar seu touchpad normal em um semelhante ao Mac usando um aplicativo chamado Touchégg.
Touchégg é um antigo aplicativo reconhecedor de gestos multitoque para Linux lançado em 2011 por José Expósito. Ele é executado em segundo plano e transforma os gestos feitos no touchpad em ações visíveis na área de trabalho.
Por exemplo, você pode deslizar para cima com 3 dedos para maximizar uma janela ou deslizar para a esquerda com 4 dedos para alternar para a próxima área de trabalho. Outras ações e gestos também estão disponíveis e você também pode configurar.
Por anos, ele continuou a funcionar em todos os ambientes de desktop. No entanto, como o desktop Linux avançou muito, o Touchégg não funciona em ambientes de desktop usando tecnologias modernas como o Wayland compositor.
Agora, Jose revisou reescreveu completamente a versão antiga e lançou uma nova versão 2.0.0 após mais de anos de intervalo.
Today I'm releasing Touchégg v2 🎉
Touchégg is an app that transforms the gestures you make on your touchpad into cool actions on your desktopDEB and RPM packages are available to install it in @ubuntu @elementary @debian @fedora https://t.co/NYpd0eKgmR
Check demo on @gnome pic.twitter.com/oVK7lsVNlN
— José Expósito (@Jose__Exposito) September 27, 2020
Novidades do Touchégg 2
Esse novo lançamento visa tornar o aplicativo compatível com novas pilhas de tecnologia incorporadas no GNOME, KDE e outros desktops.
Agora você experimentará animações mais suaves que seguem seus dedos, como esta animação maximizada. Além disso, a v2.0 adicionou suporte para drivers libinput para fazer o aplicativo funcionar para ambientes de desktop baseados em Wayland compositor e libinput.
Posteriormente, você pode usar o novo Swipe executado movendo três ou mais dedos de forma síncrona na mesma direção e gestos de pinça localizando dois ou mais dedos no touchpad.
Aqui está uma lista de todas as ações disponíveis que o Touchegg v2.0 permite realizar:
- Maximize ou restaure uma janela (MAXIMIZE_RESTORE_WINDOW);
- Minimize uma janela (MINIMIZE_WINDOW);
- Tile / snap uma viúva (TILE_WINDOW);
- Fechar uma janela (CLOSE_WINDOW);
- Alternar desktops / espaços de trabalho (CHANGE_DESKTOP);
- Mostrar área de trabalho (SHOW_DESKTOP);
- Atalho de teclado (SEND_KEYS);
- Execute um comando (RUN_COMMAND).
Por último, para melhor compatibilidade com todos os ambientes de desktop, Touchegg v2.0.0 removeu a dependência da biblioteca Qt.
Para saber mais sobre essa versão do Touchégg, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Touchégg 2
Para instalar a versão mais recente do Touchégg nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de gestos Multi-Touch Touchégg no Linux