Linux Torvalds está insatisfeito com a fusão do Bcachefs no kernel, devido a forma como as mudanças estão sendo implementadas.
Bcachefs é um sistema de arquivos Linux avançado de cópia na gravação (COW) de última geração cujo suporte foi adicionado inicialmente ao kernel Linux 6.7.
Ele foi criado para competir com os recursos modernos do ZFS ou Btrfs e a velocidade e o desempenho do ext4 ou XFS.
Atualmente, o sistema de arquivos está sendo desenvolvido ativamente.
Mas, embora mostre grande potencial com recursos impressionantes e forte confiabilidade de dados, ele ainda não é estável o suficiente para ser adotado pelas principais distribuições Linux como uma solução comprovada e confiável.
E, em uma série de conversas acaloradas por e-mail entre o criador do Linux Linus Torvalds e o desenvolvedor Kent Overstreet na lista de discussão do kernel Linux, Torvalds expressou sua forte insatisfação com a forma como as mudanças relacionadas ao Bcachefs estão sendo implementadas no atual ciclo do Linux 6.11.
Torvalds está insatisfeito com a fusão do Bcachefs no kernel
Overstreet, o desenvolvedor por trás do Bcachefs, entrou em contato com Torvalds com atualizações significativas para o sistema de arquivos.
No entanto, Torvalds expressou sua frustração, apontando que os envios recentes eram excessivamente grandes, desviando-se do foco tradicional em pequenas atualizações focadas em regressão, destacando seu crescente arrependimento pela fusão do Bcachefs no kernel devido ao seu padrão de desenvolvimento disruptivo.
Apesar das críticas, Overstreet defendeu a confiabilidade do Bcachefs, alegando que ele é mais confiável do que seu equivalente, o Btrfs, especialmente em cenários onde a recuperação de dados é crucial.
Ele citou inúmeras instâncias e comparações onde o Bcachefs superou outros sistemas de arquivos, incluindo XFS, em relação à robustez e confiabilidade.
Torvalds respondeu com ceticismo, sugerindo que uma adoção e testes mais amplos nas principais distribuições Linux seriam necessários para validar tais alegações.
Ele enfatizou que as mudanças propostas pelo Overstreet não eram meramente correções, mas novos desenvolvimentos substanciais que também alteravam arquivos não-bcachefs.
Isso, de acordo com Torvalds, foi um passo muito longe das correções rápidas pretendidas que são típicas após um novo lançamento do kernel.
Simplificando, apenas pequenas correções de bugs são permitidas após a fase pós-fusão para integrar mudanças no ciclo atual do kernel.
No entanto, o PR do Overstreet incluía mais do que apenas correções; continuou a desenvolver novos recursos, que sempre trazem riscos. É por isso que Torvalds não gostou. Como resultado, as mudanças foram rejeitadas.
Confira a lista de discussão do kernel para mais detalhes sobre a conversa entre Torvalds e Overstreet.