Em vez de 3.20, Linus Torvalds confirmou que a próxima versão estável do núcleo do Linux será o kernel 4.0 e já lançou o RC1 dele. Entenda melhor essa história e conheça algumas novidades do próximo kernel.
Em recente mensagem para o Linux Kernel Mailing List (LKML), Linus informou que estava pulando a numeração do kernel de 3.19 para 4.0 e já lançou o primeiro release candidate dessa versão. Esta versão RC1 é a primeira versão de desenvolvimento do que será do kernel Linux 4.0 em cerca de 3-4 meses. A versão final do kernel do Linux 4.0 provavelmente irá chegar até o verão americano (entre junho e setembro), quando todos os mantenedores do kernel irão sair de férias.
A confirmação veio pouco tempo depois da conclusão da enquete feita por Linus Torvalds no Google Plus. Com isso, a próxima versão do kernel Linux será 4.0 em vez de 3.20, opção que ganhou com 56% dos votos dos usuários.
Mesmo com essa grande mudança, o salto é apenas na numeração. Pois Linus Torvalds assegurou que essa mudança número de versão não trará qualquer característica maior ou quebrará a compatibilidade com versões anteriores.
De importante mesmo, o kernel Linux 4.0 irá incluir o tão esperado live patching. Esse recurso permitirá que os usuários apliquem patches de segurança, incluam novos módulos e outros recursos no kernel, sem ter de reiniciar o sistema operacional.
Entre outras melhorias planejadas para o novo Linux Kernel 4.0 estão o suporte para zIntel Quark SoC, TPM 2.0 e IBM z13, além de melhorias em matéria de suporte de hardware para laptops Toshiba, Logitech HID++ e placas gráficas AMD e Nvidia.
Conheça melhor o kernel 4.0
Para saber mais sobre o kernel 4.0, acesse a nota de lançamento.
Via lffl linux freedom e Linux Veda
Não está aparecendo algo?
Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.