Se você é um desenvolvedor vindo do Windows que quer mudar para o Linux, conheça a Toradex Torizon, uma distro para iniciantes em Linux embarcado.
Tradicionalmente, distribuições Linux embarcadas lançadas por desenvolvedores de placas embarcadas são pilhas robustas projetadas para Linux em tempo real.
Ultimamente, no entanto, vimos algumas distros que visam facilitar a curva de aprendizagem incorporada.
A Siemens, por exemplo, lançou uma versão do Mentor Embedded Linux (MEL) que substitui o código do Yocto Project por uma implementação binária do Debian para facilitar a configuração.
Agora, o fornecedor embarcado suíço Toradex está combinando seus módulos de computação baseados no Arm com uma distribuição da Torizon, que tem como alvo os desenvolvedores do Windows que querem mudar para o Linux.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
Toradex Torizon uma distro para iniciantes em Linux embarcado
A distribuição Linux embarcada Torizon, da Toradex, é construída em microPlatforms Linux da Foundries.io e destinada a migrantes do Windows e outros recém-chegados ao Linux.
Ele apresenta integração com o Visual Studio, recursos de segurança, atualizações OTA e um Docker runtime opcional.
Ao contrário da Siemens, a Toradex não está dispensando o desafiador ambiente de projeto de código aberto do Yocto Project, que agora domina o desenvolvimento do Linux embarcado, mas, em vez disso, reempacotando-o.
A base do Toradex Torizon
O Torizon é construído com base no serviço MicroPlatform IoT Linux da Foundries.io, que por sua vez é baseado no código contêiner OE/Yocto e Docker.
Embora a Foundries.io venda o Linux microPlatforms como um serviço de assinatura, a Toradex está oferecendo sua versão gratuitamente.
O Torizon de código aberto foi ‘projetado para dar aos desenvolvedores a chance de aproveitar o vasto ecossistema Linux sem a necessidade de ser um especialista em Linux BSP’, diz a Toradex.
Os desenvolvedores que estão migrando do Windows CE e de outras plataformas Windows são alguns dos principais alvos do Torizon.
A distro inclui um ambiente de desenvolvedor do Microsoft Torizon que se integra ao Visual Studio. A distribuição também suporta .Net, que será mais integrada no futuro.
A Torizon também adiciona segurança aprimorada e um cliente de atualização remota OTA baseado no Aktualizr, uma ‘solução segura para uso automotivo’, baseada em um daemon OSTree e Uptane.
A nova distro visa facilitar ainda mais a experiência inovadora com um contêiner Debian, um tempo de execução Docker opcional ‘e uma série de ferramentas futuras que ajudam no desenvolvimento e na configuração do sistema’.
No centro do Torizon está o TorizonCore, um sistema básico leve que contém um kernel Linux – há suporte para kernels principais e descendentes – assim como serviços básicos, como um cliente OTA e um container runtime opcional.
Há também uma opção para um kernel otimizado em tempo real. Os produtos atualmente suportados incluem os módulos Colibri iMX6 e Colibri iMX7, bem como o Apalis iMX6.
Presumivelmente, o Colibri iMX8X entrará na lista em breve.
Daniel Lang, CMO da Toradex, disse o seguinte:
“Procuramos alternativas para o WinCE, e depois de uma avaliação profunda de muitos sistemas operacionais, como Android, Windows 10 IoT Core, RTOS comercial e diferentes versões do Linux, decidimos que para a maioria de nossos clientes-alvo, sistema na melhor escolha. Mas isso significava que precisávamos melhorar a facilidade de uso. O resultado foi Torizon!”
Uma versão beta do Torizon, que foi lançada em novembro passado como parte do lançamento do Toradex Colibri iMX8X, agora está disponível com os módulos de computação baseados no Arm da Toradex como uma alternativa ao seu habitual Yocto BSP.
A versão beta do Torizon já está disponível para download gratuito na página da Toradex no GitHub. Mais informações podem ser encontradas na página de produto do Torizon.
A Toradex realizará um webinar da Torizon no dia 7 de junho. Há também uma oferta limitada de 30 horas de suporte para desenvolvedores do Windows e do Windows CE com o objetivo de fazer a transição para a Torizon.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Como instalar a ferramenta DV Analyzer no Linux via Flatpak
- Toradex Torizon uma distro para iniciantes em Linux embarcado
- Fotos do Galaxy Watch Active 2 da Samsung vazaram na FCC
- Firefox Send um serviço de compartilhamento de arquivos livre e criptografado