E foi lançado o Tor Browser 14 com segurança melhorada, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Para aqueles que ainda não conhecem, Tor (The Onion Router), é uma rede de túneis virtuais que permite que seus usuários se comuniquem de forma segura e anonimamente, através da Internet.
O recurso permite que organizações e indivíduos compartilhem informação através de redes públicas, sem comprometer a sua privacidade.
Já o Tor Browser, é um pacote que traz um navegador baseado no Firefox ESR (Firefox com suporte estendido), configurado para proteger a privacidade e anonimato dos usuários usando Tor (que vem junto com ele).
Com isso é possível usar o Tor para evitar que sua navegação seja rastreada por sites, familiares e outros interessados.
Ele também serve para que você possa se conectar a sites de notícias, serviços de mensagens instantâneas, ou a sites que são bloqueados pelos provedores de Internet e administradores de rede.
Agora, o Projeto Tor anunciou o lançamento do Tor Browser 12.5 como a versão estável mais recente deste navegador de código aberto para navegação anônima na Internet com base no Tor e no Mozilla Firefox.
Novidades do Tor Browser 12.5
Sim. O Tor Browser 14.0 chegou oficialmente e agora está disponível para download no site do Tor Project. Esta versão estável mais recente é construída no Firefox ESR 128 e integra um ano de atualizações da equipe de desenvolvimento.
Com o Tor Browser 14.0, os usuários notarão mudanças sutis, mas impactantes, especialmente quando se trata de design e funcionalidade.
A nova versão herda a tipografia atualizada do Firefox, apresentando títulos mais pesados e alturas de linha ajustadas para melhor acessibilidade.
Além das atualizações visuais, o Tor Browser enfrentou desafios técnicos significativos.
Algumas conquistas importantes incluem consolidar a base de código do Android, melhorar a reprodutibilidade do APK, reduzir o tamanho do APK e aprimorar a maneira como o Tor Browser falsifica seu agente de usuário para garantir a privacidade do usuário.
Esta versão também traz melhorias de usabilidade sem comprometer a privacidade. Os usuários agora podem aproveitar recursos como picture-in-picture e tirar capturas de tela — conveniências que antes eram limitadas devido a preocupações com privacidade.
Uma melhoria notável no Tor Browser 14.0 é a introdução do recurso “Novo circuito para este site” para Android. Anteriormente, os usuários do Android só podiam atualizar todos os circuitos por meio de uma solução alternativa envolvendo uma notificação persistente.
No entanto, isso não replicava totalmente o recurso “Nova identidade” disponível nas versões para desktop, que redefine os cookies e limpa o histórico de navegação.
Agora, os usuários do Android têm uma opção mais direta e direcionada para solicitar novos circuitos sem redefinir sua identidade completamente.
Anteriormente, o Tor Project anunciou que a versão 13.5 seria a última versão principal com suporte para Windows 7, 8 e 8.1, bem como macOS 10.12 a 10.14.
No entanto, as circunstâncias mudaram, e os usuários dessas plataformas mais antigas continuarão recebendo atualizações críticas de segurança até pelo menos março de 2025.
Isso se deve à extensão do suporte da Mozilla para o Firefox ESR 115, que permite que o Tor Browser 13.5 continue recebendo patches cruciais.
É importante observar que os usuários do Tor Browser agora serão divididos em dois caminhos de atualização.
Usuários no Windows 10 ou posterior e macOS 10.15 ou posterior serão atualizados para a versão 14.0, enquanto aqueles em sistemas mais antigos permanecerão na versão 13.5.
O Tor Project recomenda fortemente atualizar seu sistema operacional para garantir que você receba os recursos mais recentes e a segurança máxima.
Como acontece com qualquer lançamento importante, o Tor Browser 14.0 tem alguns problemas conhecidos.
Usuários do Android que instalaram o navegador por meio do repositório F-Droid do Guardian Project podem enfrentar dificuldades para atualizar devido a um problema não resolvido com o repositório.
Enquanto isso, os usuários podem baixar a versão atualizada diretamente do site do Tor Browser ou usar o Google Play, onde a atualização está disponível.
Por fim, usuários do Windows executando o Tor Browser em modo de compatibilidade no Windows 10 ou 11 podem descobrir que o navegador identifica erroneamente o sistema como Windows 7, impedindo a atualização para a versão 14.0.
Para resolver isso, certifique-se de que o modo de compatibilidade esteja desativado antes de prosseguir com a atualização.
Para saber mais sobre essa versão do Tor Browser 12, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Tor Browser nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o Tor Browser Launcher no Linux via Flatpak
Tor no Linux: veja como instalar manualmente
Tor no Ubuntu e derivados – veja como instalar a última versão
Você também pode atualizar seu navegador Tor existente por meio de atualizações OTA (Over-the-Air) abrindo a caixa de diálogo Sobre o navegador Tor no menu Ajuda.