Tor Browser 12.5 lançado com mudanças estéticas e internas

E foi lançado o Tor Browser 12.5 com base no Firefox 102 ESR, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Para aqueles que ainda não conhecem, Tor (The Onion Router), é uma rede de túneis virtuais que permite que seus usuários se comuniquem de forma segura e anonimamente, através da Internet.

O recurso permite que organizações e indivíduos compartilhem informação através de redes públicas, sem comprometer a sua privacidade.

Já o Tor Browser, é um pacote que traz um navegador baseado no Firefox ESR (Firefox com suporte estendido), configurado para proteger a privacidade e anonimato dos usuários usando Tor (que vem junto com ele).

Com isso é possível usar o Tor para evitar que sua navegação seja rastreada por sites, familiares e outros interessados.

Ele também serve para que você possa se conectar a sites de notícias, serviços de mensagens instantâneas, ou a sites que são bloqueados pelos provedores de Internet e administradores de rede.

Agora, o Projeto Tor anunciou o lançamento do Tor Browser 12.5 como a versão estável mais recente deste navegador de código aberto para navegação anônima na Internet com base no Tor e no Mozilla Firefox.

Novidades do Tor Browser 12.5

Tor Browser 12.5 lançado com mudanças estéticas e internas

O acesso mais fácil às informações sobre a cadeia de nós Tor usados ​​para acessar o site atual foi implementado nesta nova versão, lançada a partir do Tor Browser 12.5.

Em vez de exibir uma string em um menu suspenso que é aberto clicando no ícone de cadeado na barra de endereços, as informações sobre as strings e a capacidade de alterá-las são destacadas em uma janela separada, chamada por meio de um botão separado localizado no painel na frente de a barra de endereço.

Para aumentar a visibilidade, para cada nó da cadeia é exibida a bandeira do país em que o servidor está localizado.

Outra mudança que se destaca é o serviço SecureDrop, que oferece a capacidade de mudar de um nome de site amigável para exibir um endereço de cebola na barra de endereço.

Ao abrir sites .onion, em vez de um ícone baseado no logotipo do navegador Tor na barra de endereço, são exibidos ícones individuais que permitem destacar visualmente o trabalho com os serviços onion e excluir a conexão dos serviços onion com um navegador específico .

Tor Browser 12.5 lançado com mudanças estéticas e internas

Além disso, também se destaca a interface aprimorada para configurar uma conexão com a rede Tor. No Navegador Tor 10.5, a interface para a primeira conexão com a rede Tor foi movida do painel para a tela principal e implementada na forma de uma nova página de serviço “about:preferences#connection“.

Com o tempo, descobriu-se que essa alteração poderia causar confusão no caso de alternar para outras páginas no modo offline sem concluir a conexão com o Tor.

Para facilitar o retorno à tela de gerenciamento de conexão, um botão “Conectar” separado foi adicionado à barra de endereço.

Por outro lado, é importante destacar que a experiência do usuário no navegador para pessoas com deficiência foi revisada, motivo pelo qual alguns componentes foram redesenhados e adaptados para funcionar com leitores de tela, como a tela com lista de alterações (about:tbupdate), a tela exibindo as cadeias do Tor, o painel de configurações do nível de proteção e vários diálogos.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Barra de endereço redesenhada para melhorar a compatibilidade com leitores de tela.
  • Caixas de diálogo reprojetadas para visualizar nós de ponte integrados e remover todos os nós de ponte adicionados.
  • Controladores desativados para páginas adicionais
  • Permitir personalizar MOZ_APP_BASENAME
  • A nova versão melhora a visibilidade do indicador de status da conexão, que agora é exibido no canto direito da barra de guias.
  • Suporte para albanês e ucraniano.
  • O design de string para sites .onion foi modernizado.

Para saber mais sobre essa versão do Tor Browser 12, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Tor Browser nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o Tor Browser Launcher no Linux via Flatpak
Tor no Linux: veja como instalar manualmente
Tor no Ubuntu e derivados – veja como instalar a última versão

Você também pode atualizar seu navegador Tor existente por meio de atualizações OTA (Over-the-Air) abrindo a caixa de diálogo Sobre o navegador Tor no menu Ajuda.

Sair da versão mobile