E foi lançado o Tor Browser 11.5 com detecção e evasão de censura, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Para aqueles que ainda não conhecem, Tor (The Onion Router), é uma rede de túneis virtuais que permite que seus usuários se comuniquem de forma segura e anonimamente, através da Internet.
O recurso permite que organizações e indivíduos compartilhem informação através de redes públicas, sem comprometer a sua privacidade.
Já o Tor Browser, é um pacote que traz um navegador baseado no Firefox ESR (Firefox com suporte estendido), configurado para proteger a privacidade e anonimato dos usuários usando Tor (que vem junto com ele).
Com isso é possível usar o Tor para evitar que sua navegação seja rastreada por sites, familiares e outros interessados.
Ele também serve para que você possa se conectar a sites de notícias, serviços de mensagens instantâneas, ou a sites que são bloqueados pelos provedores de Internet e administradores de rede.
Agora, o Projeto Tor anunciou o lançamento do Tor Browser 11.5 como a versão estável mais recente deste navegador de código aberto para navegação anônima na Internet com base no Tor e no Mozilla Firefox.
Novidades do Tor Browser 11.5
Já faz um ano desde o lançamento do Tor Browser 10.5, que introduziu o suporte Wayland, um UX aprimorado para conectar-se ao Tor, bem como melhor suporte para usuários censurados, e agora o Tor Browser 11.5 está aqui com outro conjunto de novos recursos e aprimoramentos interessantes .
O Tor Browser 11.5 baseia-se nos recursos introduzidos no Tor Browser 10.5 e adiciona detecção e evasão automática de censura por meio de um novo recurso chamado Connection Assist, que aplica automaticamente a melhor configuração de ponte para sua localização para contornar a censura da rede Tor.
Os desenvolvedores, explicaram que:
“O Connection Assist funciona procurando e baixando uma lista atualizada de opções específicas de cada país para tentar usar sua localização (com seu consentimento). Ele consegue fazer isso sem precisar se conectar à rede Tor primeiro.”
Sob o capô, esta versão é baseada no Mozilla Firefox 91.11.0 ESR. Outra grande mudança são as configurações redesenhadas da rede Tor, que agora são chamadas de configurações de conexão.
Os destaques incluem opções de bridge simplificadas, cartões de bridge novinhos em folha com novas opções para compartilhar bridges por meio de um código QR exclusivo, a capacidade de visualizar o último status de conexão conhecido, juntamente com a opção de testar sua conexão com a Internet sem o Tor e novas configurações para o Recurso Connection Assist apresentado acima.
O Tor Browser 11.5 também vem com o HTTPS-Only Mode habilitado por padrão para melhor segurança, descontinuando o uso do complemento HTTPS-Everywhere, suporte aprimorado a fontes agrupando muitas fontes da família Noto, suporte OpenSSL 1.1.1q, Tor Launcher 0.2.37, e muitas correções de bugs.
O Navegador Tor para Android também foi atualizado e você pode instalá-lo aqui.
Para saber mais sobre essa versão do Tor Browser 11, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Tor Browser nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o Tor Browser Launcher no Linux via Flatpak
Tor no Linux: veja como instalar manualmente
Tor no Ubuntu e derivados – veja como instalar a última versão