Tor Browser 10.5 lançado com suporte a Wayland e muito mais

E foi lançado o Tor Browser 10.5 com suporte a Wayland, correções e muito mais. Confiras as novidades e veja como instalar no Linux.

O navegador Tor se concentra em garantir o anonimato, a segurança e a privacidade, todo o tráfego é redirecionado apenas através da rede Tor.

É impossível acessar diretamente através da conexão de rede regular do sistema atual, o que não permite é rastrear o IP real do usuário.

Para fornecer proteção adicional, o pacote inclui o plug-in HTTPS Everywhere, que permite a criptografia do tráfego em todos os sites sempre que possível.

Para reduzir a ameaça de ataques usando JavaScript e bloquear plug-ins por padrão, o plug-in NoScript está incluído.

Agora, o Tor Project lançou o Tor Browser 10.5 como a versão estável mais recente de seu navegador de código aberto, gratuito e multiplataforma para comunicação anônima com base no software Tor e Mozilla Firefox.

Novidades do Tor Browser 10.5

Tor Browser 10.5 lançado com suporte a Wayland e muito mais

O Tor Browser 10.5 é uma atualização importante e tem como objetivo melhorar a experiência dos usuários que vivem em países onde seus ISPs censuram a Internet.

Ele ajuda os usuários censurados a acessar a Internet aberta de maneira transparente, simplificando o fluxo de conexão, detectando a censura e fornecendo pontes.

A partir desta versão, Snowflake, o sistema que derrota a censura da Internet, agora está disponível como uma ponte.

O que isso significa para os usuários censurados é que agora eles podem usar o Snowflake como um transporte conectável, contando com proxies executados por voluntários para se conectar à Internet aberta.

Para habilitar o Snowflake como uma ponte para se conectar à rede Tor, você deve visitar a seção Tor nas Preferências. Lá, você precisa habilitar a opção “Usar uma ponte” e, em seguida, selecionar Snowflake na opção “Select a built-in bridge” (Selecionar uma ponte embutida).

O Snowflake está disponível para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux.

Entre outras mudanças, a versão Tor Browser 10.5 adiciona suporte para Wayland, o que significa que você pode finalmente usá-lo em sua distribuição Linux executando Wayland por padrão, atualiza o canal de atualização SecureDrop HTTPS-Everywhere, implementa Basic Crypto Safety e adiciona um Modo de inicialização “Don’t Bootstrap”.

Para usuários Linux, esta versão remove o suporte para sistemas CentOS 6 e muda para Debian Jessie para as compilações Linux.

Por baixo do capô, o Tor Browser 10.5 é baseado na série Mozilla Firefox 78 ESR (Extended Support Release) e vem com NoScript 11.2.9 e Tor Launcher 0.2.30.

Por último, mas não menos importante, o navegador Tor agora vem com um aviso que aparecerá quando você visitar um site onion v2 de que o serviço será descontinuado em outubro de 2021, quando o navegador Tor mudar para a série Tor 0.4.6.x.

Para saber mais sobre essa versão do Tor Browser, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

Você pode baixar o Tor Browser 10.5 agora mesmo a partir do site oficial, onde encontrará um binário que não requer instalação.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Tor Browser nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Tor Browser Launcher no Linux via Snap
Como instalar o Tor Browser Launcher no Ubuntu e derivados
Tor no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o incrível cliente Tor no Linux via Snap
Tor no Ubuntu e derivados – veja como instalar a última versão

Deixe um comentário

Sair da versão mobile