Tor 0.4.7.7 lançado com suporte a controle de congestionamento, e mais

E foi lançado o Tor 0.4.7.7 com suporte a controle de congestionamento. Confira as novidades e veja com instalar no Linux.

Tor é um poderoso software livre e de código aberto que proporciona a comunicação anônima e segura ao navegar na Internet e em atividades online, protegendo contra a censura e principalmente a privacidade.

O nome dele é derivado de um acrônimo do projeto original do software chamado “The Onion Router”, em português “O Roteador Cebola”.

O Tor direciona o tráfego da Internet por meio de uma rede sobreposta livre e de alcance mundial, consistindo de mais de sete mil retransmissores, para ocultar a localização e utilização do usuário de qualquer pessoa que realize vigilância de rede ou análise de tráfego.

Há poucos dias, foi anunciado o lançamento da nova versão do Tor 0.4.7.7, usada para organizar o trabalho da rede anônima Tor.

Novidades do Tor 0.4.7.7

Tor 0.4.7.7 lançado com suporte a controle de congestionamento, e mais
Tor 0.4.7.7 lançado com suporte a controle de congestionamento, e mais

Tor 0.4.7.7 é reconhecido como a primeira versão estável da ramificação 0.4.7, que está em desenvolvimento nos últimos dez meses.

A ramificação 0.4.7 será mantida como parte do ciclo de manutenção regular: as atualizações serão descontinuadas após 9 meses ou 3 meses após o lançamento da ramificação 0.4.8.x.

Tor lançou 0.4.7.7, a primeira versão estável do Tor com suporte para controle de congestionamento.

O controle de congestionamento removerá o limite de taxa atual do Tor, bem como reduzirá a latência minimizando o comprimento das filas nos relés. Isso resultará em melhorias significativas no desempenho do Tor, bem como maior utilização de nossa capacidade de rede.

No Tor 0.4.7.7, foi adicionada uma implementação do protocolo RTT Congestion Control, que regula o tráfego roteado pela rede Tor (controle de fluxo do lado do cliente, nós de saída e serviços de cebola, mas sem atraso de correlação em diferentes lados).

O protocolo visa superar as limitações atuais de largura de banda e reduzir o tamanho das filas de retransmissão.

Até agora, a velocidade de um único fluxo de download através de nós de saída e serviços de cebola era limitada a 1 MB/s, pois a janela de envio tem um tamanho fixo de 1.000 células por fluxo e 512 células podem ser enviados bytes de dados em cada célula (stream) com um atraso de cadeia de 0,5 seg = 1000*512/0,5 = ~1 MB/s).

Para prever a largura de banda disponível e determinar o tamanho total da fila de pacotes, o novo protocolo utiliza uma estimativa do tempo de ida e volta (RTT), que serve como critério para limitar a entrega de dados.

A simulação mostrou que o uso do novo protocolo em nós de saída e serviços de cebola levará à diminuição dos atrasos nas filas, remoção de restrições de taxa de fluxo, aumento do desempenho da rede Tor e uso otimizado da largura de banda disponível.

No lado do cliente, o suporte ao controle de fluxo será oferecido em 31 de maio na próxima versão principal do Tor Browser, construída no ramo Tor 0.4.7.

Adicionada proteção Vanguards-lite simplificada contra ataques de anonimização de serviço onion de curta duração, reduzindo o risco de detectar nós de guarda de um serviço onion ou cliente onion quando o serviço estiver em execução por menos de um mês (para serviços onion). onion que estão em execução mais de um mês, é recomendável usar o plugin vanguards).

A essência do método é que os clientes e serviços onion selecionam automaticamente 4 nós de proteção de longa duração (“relay de proteção de camada 2”) para usar no meio da cadeia, e esses nós são armazenados por um tempo aleatório (em média, um semana).

Outra mudança que se destaca no Tor 0.4.7.7 é para os servidores de diretórios, em que foi implementada a possibilidade de atribuir o indicador MiddleOnly aos relés por meio de um novo método de consenso.

A nova abordagem envolve mover a lógica de definir o sinalizador MiddleOnly do nível do cliente para o lado dos servidores de diretório.

Para relés marcados como MiddleOnly, os sinalizadores Exit, Guard, HSDir e V2Dir são removidos automaticamente e o sinalizador BadExit é definido.

Para saber mais sobre essa versão do Tor, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Tor

Para instalar a versão mais recente do Tor nas principais distribuições Linux, você pode baixar o código fonte do Tor 0.4.7.7 agora mesmo no site oficial, no entanto, como ele precisa ser compilado.

Por isso, os usuários finais são recomendados para aguardar a nova versão chegar nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.