E foi lançado o Tor 0.4.4.5 com suporte a Onion Balance e melhorias. Confira as novidades dessa importante atualização e veja como instalar.
Tor é um poderoso software livre e de código aberto que proporciona a comunicação anônima e segura ao navegar na Internet e em atividades online, protegendo contra a censura e principalmente a privacidade.
O nome dele é derivado de um acrônimo do projeto original do software chamado “The Onion Router”, em português “O Roteador Cebola”. O Tor direciona o tráfego da Internet por meio de uma rede sobreposta livre e de alcance mundial, consistindo de mais de sete mil retransmissores, para ocultar a localização e utilização do usuário de qualquer pessoa que realize vigilância de rede ou análise de tráfego.
Agora, o Projeto Tor anunciou a disponibilidade geral do Tor 0.4.4.5 como a versão estável mais recente de seu software gratuito e de código aberto para permitir comunicações anônimas.
Novidades do Tor 0.4.4.5
O Tor 0.4.4.5 é a primeira versão estável da série 0.4.4.x, vindo exatamente quatro meses após o Tor 0.4.3.5.
Ele traz alguns aprimoramentos importantes, como a implementação da opção HiddenServiceOnionBalanceInstance no arquivo de configuração torrc para permitir que os serviços onion v3 atuem como instâncias de back-end para OnionBalance, o balanceador de carga Tor.
Esta versão também substitui os 148 diretórios de fallback de versões anteriores por uma lista de 144 fallbacks mais recentes gerados em julho de 2020, reimplementa o suporte para eventos de porta de controle GUARD NEW/UP/DOWN e melhora os algoritmos de seleção de guarda para resolver problemas de balanceamento de carga com versões mais antigas e melhorar a segurança.
“Com este novo algoritmo, um guarda recém-selecionado nunca se torna o Primário, a menos que todos os guardas previamente amostrados estejam inacessíveis.”, diz o anúncio de lançamento de hoje.
Outras melhorias incluem suporte para sinais de controle de console, três novos SocksPort ExtendedErrors, ou seja, F2, F3 e F7, que relatam um novo tipo de falhas de conexão do serviço onion, bem como suporte IPv6 inicial para tor_addr_is_valid(), que estabelece as bases para alguns novos recursos IPv6 que vêm na série Tor 0.4.5, com lançamento previsto para o verão de 2021.
Entre outras mudanças dignas de nota, há um suporte aprimorado para a quantidade de código que pode ser desativado quando executado sem suporte de retransmissão, melhorias no suporte a NSS, melhor manuseio de parâmetros para a defesa DoS do serviço onion, bem como várias correções de bugs que melhoram a estabilidade geral e segurança do software.
Para saber mais sobre essa versão do Tor, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Tor 0.4.4.5
Para instalar a versão mais recente do Tor nas principais distribuições Linux, você pode baixar o código fonte do Tor 0.4.4.5 agora mesmo no site oficial, no entanto, como ele precisa ser compilado.
Por isso, os usuários finais são recomendados para aguardar a nova versão chegar nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
O Tor 0.4.4.5 também será incluído no próximo lançamento principal do Tor Browser, que deve ser lançado na próxima semana, e provavelmente no próximo lançamento da distribuição Tails Linux. Esta nova série estável terá suporte por nove meses, até junho de 2021.
- Como acessar sites que estão bloqueados em seu país usando o SelekTOR
- Tor busca 200 novas pontes WebTunnel para combater censura
- Tor no Ubuntu e derivados – veja como instalar a última versão
- Como instalar o Tor Browser Launcher no Linux via Snap