E foi lançado o Tizen Studio 5 com suporte oficial para MacOS e mais. Confira as novidades desse importante lançamento.
O Tizen Studio é o IDE oficial para desenvolver aplicativos da Web e aplicativos nativos para o Tizen.
Para quem não conhece o Tizen OS, deve saber que este é um projeto que está sendo desenvolvido sob os auspícios da Linux Foundation, mais recentemente com a Samsung.
O ambiente é baseado na versão mais recente da plataforma Eclipse, possui uma arquitetura modular e permite instalar apenas as funcionalidades necessárias na fase de instalação ou através de um gerenciador de pacotes especial.
O Tizen é construído na Samsung Linux Platform (SLP), uma implementação de referência construída no LiMo.
O projeto foi originalmente concebido como uma plataforma baseada em HTML5 para dispositivos móveis para ter sucesso no MeeGo.
A Samsung fundiu seu esforço anterior de sistema operacional baseado em Linux, Bada, no Tize, e desde então o usou principalmente em plataformas como wearables e TVs inteligentes.
A plataforma continua o desenvolvimento dos projetos MeeGo e LiMO e distingue-se pela capacidade de utilizar APIs web e tecnologias web (HTML5, JavaScript, CSS) para criar aplicações móveis.
O ambiente gráfico é baseado no protocolo Wayland e a experiência do projeto Enlightenment e o Systemd é usado para gerenciar os serviços.
Agora, o projeto anunciou o lançamento da nova versão do ambiente de desenvolvimento “Tizen Studio 5.0”, que substituiu o SDK do Tizen e fornece um conjunto de ferramentas para criar, construir, depurar e criar perfis de aplicativos móveis usando a API web e a API nativa do Tizen.
Novidades do Tizen Studio 5
Nesta nova versão do Tizen Studio 5.0, os plug-ins Tizen IDE e Visual Studio Code Editor agora são compatíveis com o Ubuntu 22.04.
Outra novidade que se destaca é que o emulador agora suporta o mecanismo WHPX (Windows Hypervisor Platform) para acelerar a virtualização e lançar emuladores Tizen no Windows, além do mecanismo HAXM (Intel Hardware Accelerated Execution Manage) anteriormente suportado.
Além disso, destaca-se que foi adicionado suporte para instaladores do Tizen para MacOS, pois agora são certificados pela Apple, para que os usuários possam instalar o Tizen Studio no macOS, além de suportar televisores de provedores que não são da Samsung em IDE e CLI.
Além disso, poderemos encontrar o suporte aprimorado para aplicativos combinados (Multi App) e híbridos (Hybrid App) que fornecem a capacidade de trabalhar em um espaço de trabalho IDE com vários do mesmo tipo ou heterogêneos e realizar todas as manipulações típicas com esses aplicativos, como a criação, compilação, empacotamento, instalação e teste de aplicativos.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- O suporte para projetos RPK (Tizen Resource Package) foi adicionado ao IDE e CLI.
- Adicionada opção na CLI para incluir arquivos fora do diretório do aplicativo durante o empacotamento.
- Correção de pacotes sob demanda que não são instalados no Visual Studio quando há inicialização de vários dispositivos.
- Corrigido o problema que o projeto multi-app não é empacotado na CLI, se lib static for o projeto pai.
- Corrigido problema com diretórios não sendo criados no comando de empacotamento da CLI com a opção -o.
- O suporte para perfis Valgrind foi removido do estúdio Tizen, pois não é suportado na plataforma Tizen.
- Adicionado suporte para instalar a carga de trabalho Tizen dotnet no modo não administrador.
- O suporte para IOT Settings Manager foi removido do Tizen Studio.
- A partir desta versão, você só pode criar testes de unidade para projetos Tizen 2.3.2 e versões superiores. Os testes de unidade para versões mais antigas não são suportados.
Para saber mais sobre essa versão do Tizen Studio, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Tizen Studio
Quanto aos interessados em obter o Tizen Studio, podem baixar a nova versão no seguinte endereço.
Além disso, neste mesmo link você pode encontrar mais informações sobre sua instalação e uso.