Tiling Shell 9.1 lançado com novos atalhos de teclado, e mais

E foi lançado o Tiling Shell 9.1 com novos atalhos de teclado, e mais. Confira as novidades dessa atualização e instale ou atualize.

Tiling Shell é uma extensão de ajuste de janela no estilo Windows 11. Estenda o Gnome Shell com gerenciamento avançado de janelas lado a lado.

Ela suporta vários monitores, Snap Assistant do Windows 11, Fancy Zones, layouts de blocos personalizados, e muito mais.

Esta é uma extensão do Gnome Shell que implementa um moderno sistema de ladrilhos do Windows, estendendo as 2 colunas padrão do GNOME para qualquer layout que você desejar!

Pode ser instalado em Gnome Shells de 40 a 46 no X11 e Wayland: o GNOME Shell mais recente é suportado e versões mais antigas incluirão todos os recursos e correções de bugs!

Agora, a extensão recebeu uma atualização no fim de semana, Tiling Shell 9.1.

Novidades do Tiling Shell 9.1

Tiling Shell 9.1 lançado com novos atalhos de teclado, e mais
Tiling Shell 9.1 lançado com novos atalhos de teclado, e mais

Tiling Shell 9.1 adiciona melhorias que considero dignas de menção. Isso inclui uma solicitação para oferecer suporte ao encaixe de janelas no layout de mosaico ativo usando apenas o teclado.

Porque, embora o widget Snap Assistant deslizante torne o uso do Tiling Shell intuitivo para usuários de mouse (como eu), há momentos em que é preferível poder mover/colocar janelas lado a lado sem tirar as mãos do teclado.

E isso agora é possível na atualização Tiling Shell 9.1.

Semelhante a outros gerenciadores/extensões de janelas lado a lado, você move a janela ativa para uma posição lado a lado (no layout lado a lado ativo) pressionando as teclas de seta do teclado super (e sim; você pode pressionar as teclas de seta para movê-la até que esteja no lugar) .

Já era possível encaixar janelas em qualquer bloco/zona no layout ativo segurando Ctrl e movendo a janela com o mouse.

As atualizações anteriores tornaram essa tecla modificadora configurável (ctrl, alt ou super), mas esta atualização adiciona uma quarta opção: nenhuma, ou seja, desabilitar a tecla de atalho.

Ser capaz de criar seus próprios layouts de blocos personalizados é um dos principais USP do Tiling Shell.

E você pode salvar e alternar entre isso como e quando precisar, sem necessidade de ajustar e redimensionar manualmente as janelas para recriar um layout sempre que precisar.

Para ajudar a economizar ainda mais esforço, o Tiling Shell agora permite exportar/importar layouts personalizados e importar layouts anexados aos pré-existentes, em vez de substituí-los.

Bugs também foram resolvidos, incluindo um problema extremo em que o editor de layout poderia perder o foco; um problema com o Snap Assistant que às vezes aparece abaixo de janelas capturadas; e o redimensionamento automático agora funciona mesmo quando o tamanho do espaço interno está definido como 0.

Para saber mais sobre essa versão do Tiling Shell , acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Tiling Shell

Já tem o Tiling Shell instalado?

Você provavelmente já tem essa atualização, mas precisa sair e fazer login novamente para que as atualizações de extensão do GNOME Shell sejam aplicadas (então, se você não fez isso nos últimos dias, você pode querer).

Ainda não tem o Tiling Shell instalado?

Instale-o no site de extensões do GNOME ou use o incrível aplicativo de desktop Extensions Manager (nos repositórios do Ubuntu; um aplicativo completo para navegar, pesquisar, instalar, gerenciar e configurar extensões do GNOME Shell).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.