Tiling Shell 14 lançado com mais opções de personalização

E foi lançado o Tiling Shell 14 com mais opções de personalização, e mais. Confira as novidades dessa atualização e instale ou atualize.

Tiling Shell é uma extensão de ajuste de janela no estilo Windows 11. Estenda o Gnome Shell com gerenciamento avançado de janelas lado a lado.

Ela suporta vários monitores, Snap Assistant do Windows 11, Fancy Zones, layouts de blocos personalizados, e muito mais.

Esta é uma extensão do Gnome Shell que implementa um moderno sistema de ladrilhos do Windows, estendendo as 2 colunas padrão do GNOME para qualquer layout que você desejar!

Pode ser instalado em Gnome Shells de 40 a 46 no X11 e Wayland: o GNOME Shell mais recente é suportado e versões mais antigas incluirão todos os recursos e correções de bugs!

Agora, a extensão recebeu mais uma atualização, Tiling Shell 14.

Novidades do Tiling Shell 14

Tiling Shell 14 lançado com mais opções de personalização

A extensão Tiling Shell GNOME Shell é boa no que faz, mas boa em não ser universal: os usuários podem colocar janelas lado a lado usando um mouse e zonas de soltar, com atalhos de teclado ou com ambos — opções para todos.

E aqui estão algumas opções extras são oferecidas na atualização mais recente, o Tiling Shell 14

  • O contorno da borda da janela focada agora pode ser definido para qualquer cor
  • Suporte para alterar o tempo de animação (definido como 0 para desabilitar animações)
  • Atalho de teclado (configurável) para mover a janela para o meio da tela
  • Atalhos de teclado (configuráveis) para alternar o foco entre janelas lado a lado e sem janelas
  • As configurações do Tiling Shell agora podem ser exportadas/importadas/redefinidas para os padrões

Ser capaz de definir uma cor personalizada para a borda da janela ao redor da janela focada é uma adição bem-vinda.

Quando a configuração ‘Borda da janela’ está habilitada — cuja largura pode ser ajustada; Eu o deixo mais grosso em minhas capturas de tela para que você possa vê-lo mais facilmente — uma nova opção de “Cor da borda” (sic) é revelada, permitindo que você escolha uma cor de borda personalizada usando um seletor.

Continuando com janelas focadas, a capacidade de definir atalhos de teclado específicos para mover o foco entre aplicativos para a esquerda, direita, cima, baixo (independentemente de a janela fazer parte de um layout em mosaico) é algo que usuários pesados ​​de teclado apreciarão nesta atualização.

Eu uso teclado e mouse para mosaico — aquele assistente de encaixe deslizante é muito útil!

Da mesma forma, esta atualização torna possível definir um atalho de teclado que move a janela focada para o centro da tela (independentemente de ser em mosaico).

Eu gosto de mencionar sempre que abordo esta extensão do GNOME Shell que você não está limitado a 4 quadrantes, 2 verticais, etc.

Você pode criar seus próprios layouts de mosaico personalizados usando uma sobreposição WYSIWYG, salvá-los e alternar entre eles quando e como precisar.

Eu não tenho uma tela gigante na minha área de trabalho – 4k @ 200% de escala – e esta extensão me permite fazer melhor uso do espaço disponível (quando necessário1) do que as opções concisas, mas básicas, oferecidas prontas para uso no Ubuntu 24.04 LTS e posteriores por meio do Ubuntu Tiling Assistant.

Embora o Tiling Shell seja poderoso e configurável, ele pode ser tão simples e discreto quanto você precisar – você não é forçado a usar todos os seus recursos.

Para saber mais sobre essa versão do Tiling Shell , acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Tiling Shell

Já tem o Tiling Shell instalado?

Você provavelmente já tem essa atualização, mas precisa sair e fazer login novamente para que as atualizações de extensão do GNOME Shell sejam aplicadas (então, se você não fez isso nos últimos dias, você pode querer).

Ainda não tem o Tiling Shell instalado?

Instale-o no site de extensões do GNOME ou use o incrível aplicativo de desktop Extensions Manager (nos repositórios do Ubuntu; um aplicativo completo para navegar, pesquisar, instalar, gerenciar e configurar extensões do GNOME Shell).

Sair da versão mobile