Vanessa Pappas, diretora interina da TikTok, anunciou que o Tiktok permanecerá nos EUA, mas sem os algoritmos e a tecnologia.
A guerra Trump vs TikTok deu uma nova guinada, com o aplicativo de mídia social chinês anunciando um novo acordo com a Oracle e o Walmart que ajudará a manter-se em solo americano.
A TikTok Global será uma nova empresa com sede nos Estados Unidos, porém, sem os algoritmos e a tecnologia.
Tiktok permanecerá nos EUA, mas sem os algoritmos e a tecnologia
A diretora interina da TikTok, Vanessa Pappas, anunciou no sábado que o Walmart e a Oracle participarão de uma rodada de financiamento pré-IPO e podem levar até 20% em ações combinadas.
O proprietário da TikTok, ByteDance, está propondo uma avaliação do aplicativo em cerca de US$ 60 bilhões; no entanto, os números reais podem ser diferentes conforme o negócio seja finalizado.
Ela acrescentou que a sede da TikTok Global permanecerá nos Estados Unidos e que a empresa também trabalhará na criação de 25.000 empregos em todo o país.
A TikTok Global será uma nova empresa na qual a Oracle e o Walmart injetarão um total de US $ 12 bilhões pela participação.
A mudança ocorreu horas antes de novos downloads de aplicativos para TikTok e WeChat estarem prestes a ser banidos.
De acordo com um relatório da Bloomberg, o presidente Trump deu um aceno inicial para o negócio, e o Departamento de Comércio dos EUA atrasou a proibição de download em uma semana.
“Eu aprovei o conceito do negócio. Se eles conseguirem, isso é ótimo. Se não, tudo bem.”, disse Trump aos repórteres na Casa Branca no sábado.
No passado, o aplicativo de compartilhamento de vídeo foi acusado de ser um acesso secreto ao governo chinês.
Pappas também disse que a Oracle, que a TikTok chama de Trusted Tech Partner, fornecerá a infraestrutura em nuvem para armazenar todos os dados da TikTok nos EUA.
Além disso, a Oracle terá acesso ao código-fonte e atualizações de software da TikTok para que possa procurar quaisquer sinais de backdoor ou atividade de espionagem, de acordo com a Bloomberg.
Embora o negócio possa progredir mais cedo ou mais tarde, ByteDance adicionou uma grande reviravolta.
A empresa chinesa disse que não vai transferir os algoritmos e tecnologias de inteligência artificial usados no TikTok como parte do negócio.
“O plano atual não envolve a transferência de nenhum algoritmo e tecnologia. A Oracle tem autoridade para verificar o código-fonte da TikTok USA.”, disse a empresa em comunicado, segundo a CNBC.