E foi lançado o TigerVNC 1.14.1 com melhorias e correções de bugs. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
Virtual Network Computing (VNC) é um sistema de exibição remota que permite visualizar e interagir com um ambiente de área de trabalho virtual em execução em outro computador na rede.
Usando o VNC, você pode executar aplicativos gráficos em uma máquina remota e enviar apenas a exibição desses aplicativos para o seu dispositivo local.
E o TigerVNC Viewer é uma versão de alta velocidade do VNC baseada nas bases de código RealVNC 4 e X.org.
TigerVNC começou como um esforço de desenvolvimento de próxima geração para TightVNC em plataformas Unix e Linux, mas se separou de seu projeto pai no início de 2009 para que TightVNC pudesse se concentrar em plataformas Windows.
O TigerVNC é um sistema de exibição remota de alta velocidade que permite aos usuários visualizar e interagir com computadores remotos,
Agora, o projeto acaba de anunciar o lançamento da versão 1.14.1.
Novidades do TigerVNC 1.14.1
O TigerVNC 1.14.1 corrige bugs críticos, incluindo o tratamento do VncAuth e a compatibilidade aprimorada do visualizador com servidores RealVNC, além de abordar várias regressões encontradas em versões anteriores.
Para começar, o visualizador nativo agora pode manipular o VncAuth por padrão, o que foi interrompido em versões anteriores.
Além disso, a aceleração gráfica pode ser facilmente desabilitada por meio do arquivo de configuração vncserver, alinhando-o com outros recursos configuráveis.
Para completar, no TigerVNC 1.14.1 o comando vncpasswd está funcionando corretamente novamente, permitindo que os usuários atualizem senhas sem problemas.
O visualizador nativo agora oferece suporte adequado a arquivos de senha contendo várias senhas, restaurando a funcionalidade anterior. A compatibilidade com servidores RealVNC também foi restabelecida, garantindo que o visualizador nativo possa se conectar com sucesso.
Além disso, no TigerVNC 1.14.1 os usuários do x0vncserver devem notar que o cursor do mouse não salta mais misteriosamente para o canto superior esquerdo, resolvendo um bug frustrante.
Finalmente, travamentos relacionados à codificação H264 foram eliminados, fornecendo uma experiência mais estável.
Para saber mais sobre essa versão do TigerVNC, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o TigerVNC
Para instalar a versão mais recente do TigerVNC nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o cliente VNC TigerVNC no Linux via Flatpak