Como usar o Tidal no Linux via terminal com o Tidal CLI Client

Se você queria experimentar um bom serviço de músicas no sistema do pinguim, veja como usar o Tidal no Linux via terminal com o Tidal CLI Client, e curta o som.

Os usuários de Tidal podem ouvir música sem perdas em dispositivos Apple, Android e Windows, bem como em players de rede de alta fidelidade.

Como usar o Tidal no Linux via terminal com o Tidal CLI Client
Como usar o Tidal no Linux via terminal com o Tidal CLI Client

Apesar de ser o primeiro serviço de música com faixas de áudio e vídeo de alta qualidade, o Tidal não possui um aplicativo cliente dedicado para distribuições Linux, e é aí que o Tidal CLI Client é útil.

O Tidal CLI Client é um aplicativo de transmissão de música de linha de comando de código aberto com o qual os usuários da Tidal podem procurar e tocar música em seus PCs Linux.

Os usuários podem procurar faixas por faixa ou nome do artista e adicionar faixas às filas.

O programa usa uma interface de linha de comando e não possui interface gráfica, ou seja, pode ser usado em qualquer sistema Linux, independente de ter ou não um ambiente gráfico.

Além disso, é necessário ter instalado MPV, W3M, entre outras dependências.

Claro, o programa requer uma conta Tidal. Então, antes de pular de emoção por poder começar a usar o Tidal CLI Client, lembre-se de que ele é apenas um aplicativo cliente e exigirá que você tenha uma conta Tidal, pois será necessário inserir suas credenciais de login, quando o executar pela primeira vez.

Como usar o Tidal no Linux via terminal com o Tidal CLI Client

Para usar o Tidal no Linux via terminal com o Tidal CLI Client, primeiramente, você precisa instalar o programa usando o procedimento abaixo.

Como instalar o Tidal CLI Client no Linux

Como dito antes, o Tidal CLI Client também possui dependências que incluem MPV e W3M, que podem ser instalados usando o gerenciador de pacotes de sua distribuição ou os tutoriais do Blog.

Todas as outras dependências podem ser instaladas com o comando, npm install e executar com npm run app. Se estes comandos não estiverem disponíveis no seu sistema, use esse tutorial:

Descubra como instalar o Node.js no Linux

Feito isso, o Tidal CLI Client pode ser facilmente instalado através do terminal usando os seguinte comando.

sudo npm -g i tidal-cli-client@latest

Como usar o Tidal CLI Client no Linux

Quando a instalação estiver concluída, você pode executar o aplicativo de qualquer lugar usando o tidal-cli.

  • Procure uma faixa acessando o prompt do programa (“:”) e digitando “track”. Em seguida, insira sua consulta de pesquisa e tecle ENTER. Procure um artista usando “artist” em vez de “track”.
  • Reproduza uma música selecionando-a na lista.
  • Para pausar músicas, basta pressionar Ctrl + S.
  • Adicione músicas às filas pressionando “n”, quando estiver destacado.
  • Feche o Tidal CLI Client pressionando a tecla ESC.

Sua configuração de login é guardada em um arquivo chamado .tidalConfig.js e é mantido em sua pasta pessoal.

Caso seja necessário, remova-o e volte a executar o aplicativo para inserir suas credenciais.

Gostou? Fale sobre sua experiência com o programa nos comentários e ajude a todos a conhecê-lo melhor esse incrível cliente Tidal.

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.