Segundo uma conversão do Twitter com Adam Overa e Jason Evangelho, o Thunderbird pode chegar ao Android mais cedo ou mais tarde.
Depois de anos tropeçando sem um destino certo, parece que a situação do Thunderbird está se esclarecendo e que o projeto tem planos ambiciosos, já que sua chegada ao Android pode ocorrer mais cedo ou mais tarde, de acordo com um dos principais responsáveis pelo aplicativo.
Thunderbird pode chegar ao Android?
A história vem de uma conversão do Twitter com Adam Overa, um redator da equipe Tom’s Hardware, e Jason Evangelho, um conhecido popularizador do Linux e recentemente gerente de marketing do Thunderbird.
Overa perguntou em resposta ao tweet em que o Evangelho anunciou sua nova posição se era possível polir a interface do usuário e ter um aplicativo móvel.
Evangelho respondeu dizendo que ia perguntar aos seus agora colegas sobre a possibilidade do cliente de e-mail vir para o celular, e Ryan Lee Sipes, gerente de desenvolvimento de produtos e negócios da Thunderbird, apareceu lá, dizendo que o aplicativo para celular está a caminho.
A razão pela qual falamos Android no início em vez de telefones celulares é porque Sipes retweetou uma montagem de Overa em que a frase “liberar arquivo APK” pode ser lida em inglês, ou o que dá no mesmo, um pacote de instalação para Android .
Por enquanto não parece haver mais informações sobre isso, mas vendo o tom da conversa e a imagem subsequente publicada por Ryan Lee Sipes, não é desarrazoado pensar que poderíamos ver pelo menos um APK de Thunderbird para Android (não necessariamente uma versão estável) ao longo deste ano, mas aqui estamos apenas especulando sem nada sólido.
A chegada do Thunderbird ao Android não significa que uma versão do iOS tenha sido descartada, mas a Mozilla Corporation tem muito mais espaço de manobra no sistema do Google porque permite implementar seu próprio mecanismo de renderização, enquanto no iOS todos os navegadores ou aplicativos que fazem uso de renderização na web deve necessariamente suportar o WebKit imposto pela Apple.
Aprofundando nas especulações, é lógico pensar que o futuro Thunderbird para Android irá reutilizar a base tecnológica do Firefox para o mesmo sistema operacional: Fenix.
Esta base tecnológica deixou os utilizadores divididos entre os que elogiam a melhoria de desempenho que trouxe em relação ao que era antes e os que criticam a perda de funcionalidades.
Thunderbird, um cliente de e-mail que já teve dezenas de milhões de usuários e se destacou por sua facilidade de uso e software livre, se debateu durante anos para acabar praticamente no mesmo lugar, embora sob uma organização diferente.
Sua chegada ao Android pode ser útil, por exemplo, para usuários corporativos, mas o fato de o aplicativo Gmail vir pré-instalado em quase 100% dos smartphones Android pode desencorajar seu uso.