E foi lançado o cliente de e-mail Thunderbird 91 com vários novos recursos e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.
Mozilla Thunderbird é um dos melhores aplicativos de e-mail atualmente e, considerado por alguns uma das melhores alternativas para o Microsoft Outlook no momento.
Esse cliente também acessa arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.
O melhor de tudo, com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Thunderbird. Os temas pode tanto alterar os ícones da barra de ferramentas como modificar todos os elementos da interface do programas.
Agora, o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 91 está disponível para download como uma grande atualização que traz vários novos recursos e melhorias.
Novidades do Thunderbird 91
O Thunderbird 91 chega um pouco mais de um ano após a série Thunderbird 78 e traz um assistente de configuração de conta renovado com suporte para configurar assinaturas, criptografia e calendários CalDAV, uma nova interface de usuário para adicionar anexos, a capacidade de alterar a ordem das contas no IU e capacidade de redirecionar e-mails.
Esta nova versão do Thunderbird também permite criptografar seus e-mails para destinatários BCC, embora eles sejam expostos na lista de chaves.
Novos atalhos de teclado agora estão disponíveis para acessar os campos Para, CC e BCC da janela de composição, e o Thunderbird agora permite mostrar linhas vazias de CC e BCC na janela de composição.
O visualizador PDF.js agora está incluído por padrão e o Thunderbird agora opera no modo multi-processo (e10s) por padrão. Além disso, há suporte inicial para servidores Matrix no componente Chat, e o componente Tasks agora oferece suporte para desfazer e refazer para criação ou exclusão de eventos e tarefas.
Um novo menu de contexto foi implementado na janela de composição para permitir que você expanda os comprimidos da lista de e-mail para a lista de destinatários, e dois pop-ups de aviso foram adicionados para informar aos usuários quando os destinatários públicos de um e-mail excederem o limite, bem como quando enviar uma resposta para um endereço de e-mail inexistente.
O componente Calendário recebeu muitas melhorias, como configurações por calendário e notificações globais, suporte para abrir arquivos de calendário .ics com um clique duplo do mouse, detecção automática de calendários remotos, capacidade de filtrar e classificar itens importados no Import caixa de diálogo e uma nova ação “Editar” no menu de contexto do evento.
Além disso, o calendário agora assume como padrão calendários CalDAV se forem suportados pelo servidor, abre automaticamente a caixa de diálogo de resumo ao abrir um evento existente, informa automaticamente ao sistema operacional do host que sabe como lidar com webcal: URLs e exibe calendário e categoria cores em menus suspensos de seleção.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Thunderbird 91 adiciona suporte para o idioma letão, suporte nativo para dispositivos Apple M1, suporte para caracteres não ASCII em endereços de destinatários, suporte para Quick Find para visualização de várias mensagens (resumo do tópico), bem como suporte para fixar visualizações de pastas no Painel de pastas.
Agora também é possível abrir um e-mail salvo na janela de composição para edição, e o Thunderbird agora detecta automaticamente os catálogos de endereços CardDAV nas informações do usuário fornecidas.
O acesso aos Contatos do Outlook também é compatível com esta versão, mas não é habilitado por padrão porque pode causar atrasos na inicialização.
O Thunderbird 91 também adiciona sugestões para substituições para complementos descontinuados ou incompatíveis, melhora o suporte para contas do GMail adicionando permissões para acessar calendários e catálogos de endereços sem ter que autorizar novamente e revisa o esquema de cores do painel de pastas para melhor legibilidade.
Por último, mas não menos importante, a versão Mozilla Thunderbird 91 atualiza as políticas empresariais e a caixa de diálogo de impressão, padroniza o servidor de IRC para novas contas de chat para Libera Chat, remove o suporte a Movemail e o provedor WeTransfer FileLink e move os controles de personalização de IU para o menu Exibir .
Também é importante observar o fato de que a “Senha mestra” foi renomeada para “Senha principal”, as “Opções” para “Preferências” e os “Complementos” para “Complementos e temas”.
Claro, existem muitas outras mudanças menores e várias correções de bugs que você pode estudar nas notas de lançamento completas.
Para saber mais sobre essa versão do Thunderbird, acesse a nota de lançamento.
O Thunderbird 91 está disponível para download direto (links mais abaixo) e NÃO como uma atualização da série Thunderbird 78, um recurso que será implementado em atualizações futuras.
No entanto, o Thunderbird 91 deve pousar nos repositórios estáveis de muitas distribuições Linux populares nas próximas semanas.
Como instalar ou atualizar o Thunderbird
Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados