Em um movimento incomum, mas não raro, o Thunderbird 91 está sendo portado para o Ubuntu 18.04 e 20.04, para corrigir falha de segurança.
O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.
Ele também é usado por muitas distribuições, seja como cliente de e-mail padrão aou penas como uma alternativa ao usado na distro.
Agora, o Thunderbird 91 está sendo portado para o Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 20.04 LTS para corrigir falhas de segurança.
Thunderbird 91 está sendo portado para o Ubuntu 18.04 e 20.04, para corrigir falha de segurança
Sim. O Thunderbird 91 está sendo portado para o Ubuntu 18.04 e 20.04, para corrigir falhas de segurança. Uma vulnerabilidade de segurança que afeta a oferta de ambas as versões do Thunderbird 78.x está sendo explorada ativamente.
Mas como o suporte upstream para Thunderbird 78.x terminou, é improvável que a falha seja corrigida. Para versões LTS do Ubuntu, esse é um grande problema.
Portanto, para garantir que seus usuários não sejam afetados, os desenvolvedores do Ubuntu estão fazendo backport da última versão do Thunderbird 91 (que é uma versão de suporte estendido, felizmente) para o Ubuntu 18.04 LTS, Ubuntu 20.04 LTS e Ubuntu 21.04.
Esta não é a primeira vez que o Ubuntu precisa fazer isso.
Todos os lançamentos do Ubuntu com suporte recebem novas versões do Mozilla Firefox durante suas respectivas eras, mas o Mozilla Thunderbird (normalmente) só recebe atualizações em série.
O Ubuntu 18.04 LTS foi originalmente enviado com a série Thunderbird 52.x, enquanto o Ubuntu 20.04 LTS veio com a série 68.x.
E, ambos foram atualizados para o Thunderbird 78 no ano passado. E, na próxima semana ou depois, eles serão atualizados novamente para Thunderbird 91.
Os desenvolvedores do Ubuntu irão melhorar as várias bibliotecas e dependências interconectadas necessárias para fazer o Thunderbird 91 rodar no Ubuntu 18.04 sem que isso afete a estabilidade do Bionic. É um processo que demora um pouco.
Este incidente pode enfatizar os benefícios (relativos) de enviar o Thunderbird como um Snap em futuras versões do Ubuntu? Possivelmente. Os aplicativos Snap podem ser atualizados independentemente do resto do sistema/bibliotecas muito mais rápido do que um backport tradicional.
Deixando as correções de segurança de lado, o Thunderbird 91 apresenta uma série de novos recursos e aprimoramentos. Isso inclui o modo multiprocessos (e10s), um fluxo de trabalho renovado para adicionar anexos a e-mails e configuração de conta mais simples.
Se você usa ativamente o Thunderbird, procure e instale esta atualização assim que estiver disponível para o seu sistema.
Ou se estiver com pressa, use um desses tutoriais:
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente