E foi lançado o cliente de e-mail Thunderbird 91.2 com suporte a atualizações OTA, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.
Mozilla Thunderbird é um dos melhores aplicativos de e-mail atualmente e, considerado por alguns uma das melhores alternativas para o Microsoft Outlook no momento.
Esse cliente também acessa arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.
O melhor de tudo, com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Thunderbird. Os temas pode tanto alterar os ícones da barra de ferramentas como modificar todos os elementos da interface do programas.
Agora, o Thunderbird 91.2 foi lançado no início da semana passada como o segundo maior lançamento da série Thunderbird 91.
Novidades do Thunderbird 91.2
O Thunderbird 91 foi lançado há dois meses, mas não foi oferecido como uma atualização OTA (Over-the-Air) do Thunderbird 78 e versões anteriores.
Após três lançamentos pontuais menores, o Thunderbird 91.2 está aqui e permite o suporte para atualizações OTA de versões anteriores do Thunderbird.
O Thunderbird 91.2 também é uma pequena atualização, trazendo apenas a capacidade de usar um nome de arquivo exclusivo ao salvar uma única mensagem no formato de arquivo .eml, bem como várias correções de bugs.
Mas a principal mudança neste lançamento é a capacidade de atualizar do Thunderbird 78 e versões anteriores, sem sair do aplicativo.
Portanto, se você estiver executando o Thunderbird 78.14, tudo o que você precisa fazer para atualizar para o Thunderbird 91.2 é clicar no menu de hambúrguer ao lado do campo de pesquisa na barra de ferramentas e acessar a caixa de diálogo Sobre o Thunderbird
no menu Ajuda
. Agora você verá a opção de atualizar para o Thunderbird 91.2.0.
Claro, isso não funcionará se você tiver o Thunderbird instalado a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, mas apenas se estiver usando o Mozilla Thunderbird por meio do arquivo binário baixado do site oficial.
Se você está pensando “devo atualizar para o Thunderbird 91 ou não”, você deve saber que esta grande atualização traz suporte inicial para servidores Matrix e usa o Libera Chat para novas contas de chat por padrão no componente Chat, um tema escuro aprimorado, um visualizador de PDF integrado e suporte aprimorado para CardDAV.
Thunderbird 91 também apresenta um novo assistente de configuração de conta que abre em uma guia em vez de uma nova janela, três novos controles de densidade da interface do usuário, suporte aprimorado para contas do Gmail, suporte para acessar contatos do Outlook, uma interface de usuário de impressão aprimorada e a capacidade de criptografar seu e-mails para destinatários BCC também.
Para saber mais sobre essa versão do Thunderbird, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Thunderbird
Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados