Thunderbird 78 lançado com vários novos recursos e melhorias

Foi lançado o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 78 com vários novos recursos e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.

Esse cliente também acessa arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.

O melhor de tudo, com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Thunderbird. Os temas pode tanto alterar os ícones da barra de ferramentas como modificar todos os elementos da interface do programas.

Agora, o cliente de email de código aberto Mozilla Thunderbird 78 está agora disponível como uma grande atualização com vários novos recursos e melhorias.

Novidades do Thunderbird 78

Thunderbird 78 lançado com vários novos recursos e melhorias
Thunderbird 78 lançado com vários novos recursos e melhorias

O Thunderbird 78 é uma versão importante. Não é apenas o número da versão que foi alinhado com o navegador Firefox 78 mais recente, mas o Thunderbird 78 também herda os requisitos mínimos de tempo de execução nos sistemas Linux, que incluem GTK 3.14, Glibc 2.17 e libstdc++ 4.8.1.

O componente Calendário agora integra o complemento Lightning, permite que os usuários visualizem eventos na caixa de diálogo de importação ICS e cliquem em URLs de localização, tornam o acesso ao armazenamento assíncrono para melhorar o desempenho e remove o suporte ao WCAP (Web Calendar Access Protocol).

O recurso de bate-papo recebeu suporte para mensagens fora de registro e recursos de eco-mensagem IRC.

Sob o capô, a API MailExtension recebeu bastante atenção, e o Thunderbird agora suporta apenas MailExtensions para complementos. Além disso, o Thunderbird não oferece mais suporte a complementos sem reinicialização e complementos legados sem reinicialização que usam sobreposições XUL. Além disso, a aceleração de hardware gráfico agora está ativada por padrão.

Além disso, os grandes novos recursos da versão Mozilla Thunderbird 78 incluem um novo Hub de Conta para configuração centralizada da conta, uma nova coluna de ação “Excluir” no painel de threads, a capacidade de usar cores personalizadas para os ícones do Painel de Pastas, além de mensagens diretas (DM) suporte para Matrix.

O Thunderbird 78 também adiciona políticas corporativas adicionais, suporte para a série de sistemas operacionais Red Hat Enterprise Linux 7, melhorias na migração de catálogos de endereços, que agora são armazenadas como bancos de dados SQLite e análise de vCard, além de uma nova opção de configuração para anonimizar o cabeçalho da data da mensagem.

Entre outros novos recursos, há uma nova opção para desativar a funcionalidade OpenPGP. Mesmo se estiver desativado por padrão nesta versão, uma vez que está marcado como WIP, o suporte ao OpenPGP viu algumas melhorias importantes nesta nova versão do cliente de email Thunderbird, pois a Mozilla possibilitou que o OpenPGP trabalhasse em mais distribuições GNU/Linux ao usar as versões oficiais.

Como esta é uma versão importante, há várias melhorias na interface do usuário, especialmente na barra e guias de localização ao exibir sites.

A guia Opções/Preferências e a caixa de diálogo Criação de conta foram renovadas e agora também têm novas interfaces de usuário, e o Gerenciador de contas foi movido para uma guia.

Em termos de segurança, o suporte a TLS 1.0 e TSL 1.1 foi desativado e o Thunderbird agora solicita aos usuários a senha da conta do sistema operacional antes de exibir as senhas salvas.

Por fim, o Thunderbird agora usa ícones escalonáveis ​​em toda a interface para um melhor suporte ao HiDPI, campos de entrada de linha única para vários endereços de email e um item de menu Pesquisa Global no menu do aplicativo.

A interface renovada permite que os usuários selecionem mensagens por meio de caixas de seleção e visualizem temas no Gerenciador de Complementos, que também foi renovado com uma nova interface do usuário e suporte para notificações.

Obviamente, também existem muitas correções de bugs e melhorias de acessibilidade incluídas que tornam o Thunderbird mais estável, seguro e confiável.

Para saber mais sobre essa versão do Thunderbird, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Thunderbird 78

Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados

O que está sendo falado no blog

Post Views: 269

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.