Foi lançado o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 78.6 com correções importantes e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.
Mozilla Thunderbird é um dos melhores aplicativos de e-mail atualmente e, considerado por alguns uma das melhores alternativas para o Microsoft Outlook no momento.
Esse cliente também acessa arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.
O melhor de tudo, com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Thunderbird. Os temas pode tanto alterar os ícones da barra de ferramentas como modificar todos os elementos da interface do programas.
Agora, o cliente de email de código aberto Mozilla Thunderbird 78.6 está agora disponível como uma grande atualização com vários novos recursos e melhorias.
Novidades do Thunderbird 78.6
Primeiramente, o objetivo principal do Mozilla Thunderbird 78.6 é melhorar ainda mais a implementação do OpenPGP, que é o maior recurso da série Thunderbird 78, permitindo que os usuários enviem mensagens criptografadas com facilidade e sem a necessidade de uma extensão de terceiros.
Como tal, esta versão melhora a descoberta de chaves online através do Key Manager no Linux, melhora a análise PGP inline, melhora o Key Manager para não mais exibir propriedades da chave errada após importar uma chave secreta, melhora a verificação de UTF-8 assinado limpo texto e corrige a opção “Descriptografar e abrir/salvar como” para anexos criptografados.
Além das melhorias do OpenPGP, os usuários do Linux obtêm um escurecimento total para o componente Calendário, que agora não mostra mais dois calendários “Home” em um novo perfil e realmente permite que você importe um arquivo ICS para um calendário CalDAV.
Algumas melhorias visuais também foram adicionadas à barra lateral do contato, ícone de pasta e lista de mensagens, e o Thunderbird 78.6 corrige nada menos que oito vulnerabilidades de segurança detalhadas aqui.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Thunderbird 78.6 melhora o tema geral escuro para se aplicar também aos novos pop-ups de notificação de e-mail, torna possível exibir apenas as indicações de cota excedida na janela principal e adiciona o atalho de teclado para alternar o status “lido” dos e-mails nos menus.
MailExtensions também recebeu alguns aprimoramentos no Thunderbird 78.6, como a capacidade de acessar o navegador da web padrão definido em seu sistema, suporte para a API de menus em mensagens que estão sendo compostas, atualização de HTTP aprimorada nas guias de conteúdo do navegador e várias outras correções.
Além disso, o componente Catálogo de endereços recebeu algumas correções que fazem com que algumas colunas não exibam mais dados incorretamente e façam a exibição do catálogo de endereços se atualizar após alterar o formato do nome no menu.
Para saber mais sobre essa versão do Thunderbird, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Thunderbird 78.6
Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados