Thunderbird 130 Beta lançado com ícone de bandeja para Linux

E foi lançado o Thunderbird 130 Beta com ícone de bandeja para Linux, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.

Mozilla Thunderbird é um dos melhores aplicativos de e-mail atualmente e, considerado por alguns uma das melhores alternativas para o Microsoft Outlook no momento.

Esse cliente também acessa arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.

O melhor de tudo, com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Thunderbird. Os temas pode tanto alterar os ícones da barra de ferramentas como modificar todos os elementos da interface do programas.

Agora, a equipe do Mozilla Thunderbird anunciou o lançamento do Thunderbird 130 Beta.

Novidades do Thunderbird 130 Beta

Thunderbird 130 Beta lançado com ícone de bandeja para Linux

Sim. A primeira versão beta do Thunderbird 130 foi lançada e, ao executá-lo no Linux, há um novo recurso muito óbvio: um ícone de bandeja!

Nas notas de versão beta do Thunderbird 130, a seção “o que há de novo” lista “ícone de bandeja do sistema Linux adicionado”, e o que é alucinante sobre a adição é que ela desenvolve uma solicitação de recurso registrada pela primeira vez no rastreador de bugs da Mozilla há impressionantes 25 anos!

Os ícones de bandeja são um pouco antigos, mas continuam úteis em sistemas que não lidam com aplicativos em segundo plano de forma intuitiva ou familiar.

O Thunderbird para Windows tem um ícone/applet de bandeja do sistema, mas o cliente de e-mail (até onde eu saiba) nunca teve um em sistemas Linux ou macOS.

Ao longo dos anos, os usuários do Linux têm contado com uma infinidade de soluções alternativas, complementos do Thunderbird e aplicativos, scripts ou extensões de terceiros que aproveitam a API para obter um menu de bandeja do Thunderbird funcional (Birdtray é um que usei no passado).

Mas os tempos estão mudando.

Um esforço mais amplo dos desenvolvedores do Thunderbird visa melhorar a integração do cliente de e-mail em desktops Linux adicionando um ícone de bandeja do sistema (especificação StatusNotifierItem) e aprimorando o suporte para notificações nativas1.

O recurso de íons de bandeja no Thunderbird 130 beta é um trabalho em andamento. Não está (no momento em que escrevo isto) completo, finalizado ou finalizado.

O primeiro Thunderbird 130 beta está disponível para download com um ícone de bandeja literal, mas não faz muito no momento.

Este é o primeiro beta de cerca de 5/6 planejados, e o ícone de bandeja só foi adicionado recentemente, então está longe de ser concluído, finalizado ou funcionalmente completo.

Minimizar para a bandeja e algum tipo de indicador de “nova mensagem” (além de notificações ou um emblema do dock no Ubuntu) estão planejados.

Espero que uma alternância de GUI para desligar o ícone seja introduzida para apaziguar aqueles que não querem/precisam de um ícone de bandeja para o Thunderbird.

Eu também esperaria que o ícone de bandeja literal fosse refinado com o tempo. No Beta 1, é um ícone colorido (e parece grande demais no desktop Cinnamon do Linux Mint), mas a maioria das principais distribuições e ambientes de desktop Linux preferem ícones de bandeja simbólicos ou dessaturados.

Thunderbird 130 Beta lançado com ícone de bandeja para Linux

Portanto, qualquer pessoa que esteja planejando baixar o beta com base no fato de que ele ganhou um ícone de bandeja DEVE manter tudo isso em mente.

A maneira como esse recurso se parece e se comporta no Thunderbird 130 Beta 1 não é indicativa de como ele pode funcionar/parecer quando chegar em uma futura versão estável do ESR.

Para saber mais sobre essa versão do Thunderbird, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Thunderbird

Tenha em mente que as versões beta de qualquer coisa em geral não são recomendadas para cargas de trabalho de missão crítica, conterão bugs, mostrarão arestas, oferecerão recursos incompletos, peculiaridades de desempenho e assim por diante — use-as com esse entendimento.

Para aqueles que estão interessados ​​em instalar esta nova versão, saibam que ela está disponível apenas como download direto e nenhuma atualização automática de versões anteriores é fornecida.

Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados

Sair da versão mobile