E foi lançado o Thunderbird 115 beta com interface atualizada, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.
Mozilla Thunderbird é um dos melhores aplicativos de e-mail atualmente e, considerado por alguns uma das melhores alternativas para o Microsoft Outlook no momento.
Esse cliente também acessa arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.
O melhor de tudo, com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Thunderbird. Os temas pode tanto alterar os ícones da barra de ferramentas como modificar todos os elementos da interface do programas.
Há alguns dias, foi anunciado o lançamento beta de um novo ramo importante do cliente de e-mail Thunderbird 115, baseado na base de código da versão ESR do Firefox 115.
Novidades do Thunderbird 115 beta
A espera está quase no fim para o tão esperado lançamento do Thunderbird 115 “Supernova”, já que a equipe de desenvolvimento do Mozilla Thunderbird anunciou o lançamento da primeira versão beta para testes públicos.
A equipe do Mozilla Thunderbird nos provocou há algum tempo com o lançamento do Thunderbird “Supernova” (também conhecido como Thunderbird 115) que prometia um calendário renovado e suporte ao Firefox Sync.
Agora, os usuários podem finalmente testar o lançamento do Thunderbird 115, mas a primeira versão beta oferece apenas uma interface de usuário atualizada, projetada para ser mais moderna e personalizável, com código mais fácil de manter e melhorar.
Algumas das alterações na interface do usuário atualizada incluem um novo ícone para opções de exibição, ícones atualizados para as guias “Calendário”, “Tarefas novas” e “Editar”, novas ações “Mover para” e “Copiar para” para o contexto da pasta menu, bem como uma nova opção para mostrar tags no menu almôndega do painel de pastas.
Além dessas pequenas alterações na interface do usuário, o Thunderbird 115 beta também vem com suporte OpenPGP aprimorado que permite senhas OpenPGP definidas pelo usuário, assinatura e criptografia combinadas para mensagens OpenPGP por padrão e a capacidade de abrir o menu de contexto do gerenciador de chaves OpenPGP usando atalhos de teclado.
Claro, também existem várias correções de bugs que melhoram a funcionalidade existente, como a capacidade de reorganizar grupos de notícias usando arrastar e soltar, a capacidade de anunciar corretamente a lista de mensagens para leitores de tela quando no modo não encadeado, bem como a capacidade de corrigir clique nas mensagens não selecionadas na Lista de Mensagens.
Algumas outras correções menores estão disponíveis nas notas de versão, se você estiver procurando por algo específico.
Lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a use para substituir a instalação estável do Thunderbird. A versão final do Thunderbird 115 “Supernova” é esperada para julho de 2023, mas nenhuma data de lançamento está definida no momento da escrita.
Quanto ao Firefox Sync, esse recurso há muito esperado não apareceu no Thunderbird 115 beta e os desenvolvedores disseram que ele será oferecido em um lançamento pontual após o lançamento do Thunderbird 115.
Para saber mais sobre essa versão do Thunderbird, acesse a nota de lançamento.
Vale ressaltar também que o lançamento da versão estável está previsto para 28 de junho.
Como instalar ou atualizar o Thunderbird
Para aqueles que estão interessados em instalar esta nova versão, saibam que ela está disponível apenas como download direto e nenhuma atualização automática de versões anteriores é fornecida.
Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados