E foi lançado o Thunderbird 115.1 com melhor suporte a Flatpak, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.
Mozilla Thunderbird é um dos melhores aplicativos de e-mail atualmente e, considerado por alguns uma das melhores alternativas para o Microsoft Outlook no momento.
Esse cliente também acessa arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.
O melhor de tudo, com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Thunderbird. Os temas pode tanto alterar os ícones da barra de ferramentas como modificar todos os elementos da interface do programas.
Agora, a equipe do Mozilla Thunderbird anunciou o lançamento do Thunderbird 115.1.
Novidades do Thunderbird 115.1
Sim. O cliente de e-mail e calendário de código aberto Mozilla Thunderbird 115.1 agora está disponível para download como o primeiro lançamento pontual da mais recente série Thunderbird 115 “Supernova”.
Esta versão continua a corrigir vários bugs que estavam presentes na versão Thunderbird 115 Supernova.
O Thunderbird 115.1 parece uma versão modesta que inclui apenas algumas alterações. Por exemplo, ele oculta a barra de Filtro rápido por padrão e ajusta as alturas da barra de ferramentas da guia Correio e da barra de ferramentas Unificada para serem mais consistentes.
Você sabia que pode instalar o Thunderbird como um aplicativo Flatpak do Flathub? Bem, o novo lançamento está aqui para melhorar o suporte para a versão Flatpak do popular cliente de e-mail, permitindo que você também o execute a partir de uma janela de terminal usando o comando thunderbird.
O Thunderbird 115.1 também corrige vários bugs para melhorar a funcionalidade existente, como zoom na exibição de várias mensagens, redimensionamento das caixas de diálogo “Limpar histórico recente” e “catálogo de endereços CardDAV”, preenchimento de cartão da lista de mensagens na exibição compacta, bem como cabeçalhos de coluna da lista de mensagens no modo de contraste aumentado.
Também corrigida nesta versão está a dica de ferramenta contendo o título completo da mensagem para aparecer ao passar o mouse sobre uma mensagem de e-mail na exibição do cartão, e-mails inacessíveis em pastas IMAP profundamente aninhadas, o cabeçalho Message-ID usando o domínio da conta em vez do campo “De” domínio, bem como várias questões visuais e de estilo.
Fora isso, o Thunderbird 115.1 corrige um problema com a contagem total de e-mail e tamanhos de pasta para que eles não fiquem ocultos quando a opção “Ocultar pastas locais” estiver habilitada nas opções do painel de pastas.
Também vale a pena mencionar o fato de que esta versão vem com a marca Thunderbird Supernova na caixa de diálogo Sobre, que foi introduzida na versão Thunderbird 115.0.1 há duas semanas.
Para saber mais sobre essa versão do Thunderbird, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Thunderbird
Tal como acontece com os principais lançamentos anteriores do Thunderbird, esta atualização não vem como uma atualização do Thunderbird 102 ou versões anteriores. Você precisará realizar uma nova instalação.
Para aqueles que estão interessados em instalar esta nova versão, saibam que ela está disponível apenas como download direto e nenhuma atualização automática de versões anteriores é fornecida.
Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados