ThinkPad P1 e ThinkPad P72 são os novos laptops Lenovo com Linux pré-instalado

ThinkPad P1 e ThinkPad P72 são os novos laptops Lenovo com Linux pré-instalado. Conheça e confira os detalhes desses dois modelos.


Notebooks com Linux não são nenhuma novidade, e a cada dia surge mais e mais modelos que vém com o sistema pré-instalado.

ThinkPad P1 e ThinkPad P72 são os novos laptops Lenovo com Linux pré-instalado
ThinkPad P1 e ThinkPad P72 são os novos laptops Lenovo com Linux pré-instalado

Nesse cenário, a novidades mais recente são dois modelos da Lenovo que em breve estarão disponíveis.

ThinkPad P1 e ThinkPad P72 são os novos laptops Lenovo com Linux pré-instalado

De acordo com o site Anandtech, a Lenovo irá lançar duas estações de trabalho portáteis que serão certificados para RHEL e que também podem ser comprados com Ubuntu pré-instalado assim: ThinkPad P1 e ThinkPad P72.

Ambos os modelos e suas variantes são todos computadores voltados para o setor profissional e cujas características descreveremos a seguir.

Lenovo ThinkPad P1

ThinkPad P1 e ThinkPad P72 são os novos laptops Lenovo com Linux pré-instalado

O ThinkPad P1 é uma estação de trabalho portátil que oferece uma tela LCD IPS de 15.6 polegadas com resolução de 1080p ou resolução 4K (3840 × 2160), a primeira com sRGB 100% e sem suporte a touchscreen, e a segunda com AdobeRGB 100% e suporte a touchscreen.

Você pode escolher entre CPUs Intel de oitava geração, incluindo os modelos Core i5, Core i7, Core i9 e Xeon.

Como GPU esse modelo oferece uma configuração dupla com IGP Intel (UHD Gráficos 620) e a escolha entre uma NVIDIA Quadro P1000 ou P2000 Quadro.

Em relação a memória ele suporta até 64GB de RAM DDR4-2667 com ou sem ECC, dependendo da CPU, e até 4TB de armazenamento de dados, através de SSD PCI-e RAID 0 ou RAID 1.

Já no quesito conexão esse modelo suporta suporta Intel Wireless AC-9560 (este ponto é muito importante para Linux), Bluetooth 5, duas portas USB Tipo-C Thunderbolt 3, duas portas USB 3.1 Type-C, HDMI 2.0, sensor de impressão digital e Gigabit Ethernet com um dongle. Outras seções incluem uma webcam 720p e a bateria 80Wr.

Lenovo ThinkPad P72

ThinkPad P1 e ThinkPad P72 são os novos laptops Lenovo com Linux pré-instalado

O P72 ThinkPad é uma outra estação de trabalho portátil e também oferece uma tela LCD IPS de 17.3 polegadas com resolução de 1080p ou resolução 4K (3840 × 2160), a primeira com sRGB 100% e sem suporte a touchscreen, e a segunda com AdobeRGB 100% e suporte a touchscreen.

Nesse modelo, você também pode selecionar entre CPUs Intel de oitava geração, incluindo os modelos Core i5, Core i7, Core i9 e Xeon.

Como GPU, o P72 oferece uma configuração dupla com IGP Intel (UHD Gráficos 620) e uma NVIDIA Quadro GDDR5X P5200 com 16GB.

Ele suporta até 128 GB RAM DDR4-2667 com ou sem ECC, dependendo da CPU, e 2TB SSD ou 4 TB SSD NVMe com disco rígido adicional.

Um nível de suporte Intel Conexões sem fio AC-9560, Bluetooth 5, três portas USB 3.1 Type-C Thunderbolt 3, duas portas USB 3.1 Type-C, HDMI 2.0, Mini-DisplayPort 1.4, sensor de impressão digital e Gigabit Ethernet Type-C portas USB Thunderbolt 3. Outras seções incluem a webcam 720p e a bateria 99Wr.

Certificados para o RHEL e podem ser comprados com o Ubuntu

Os laptops e desktops certificados para funcionar com o RHEL são algo que existe há muitos anos e que podem ser consultados no site da Red Hat.

Por outro lado, pouco a pouco está vendo o Ubuntu pré-instalado em produtos cada vez mais voltados para profissionais, algo ao qual devemos acrescentar o fato de que a Lenovo decidiu unir a possibilidade de atualizar o firmware de seus computadores Linux

Tanto o ThinkPad P1 quanto o ThinkPad P72 serão lançados no mercado a partir do final deste mês de agosto.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.