O ZDNet afirma que a Tesla publicará o código-fonte do Linux usado nos modelos S e X, na verdade, ela disponibilizará os fontes dos softwares que usa e que são cobertos pela licença GPL. Confira os detalhes desse assunto.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
Não é segredo que os veículos elétricos da Tesla usam o Linux como base para rodar o software e os drivers de que precisam.
De fato, devido à licença GPL, você pode encontrar o código correspondente (ou pelo menos parte dele) em seus repositórios GitHub.
Tesla publicará o código-fonte do Linux usado nos modelos S e X
Segundo relatos do ZDNet, a Tesla está preparando partes das tecnologias Linux que rodam nos Modelo S e X.
Mais precisamente, a empresa irá publicar a imagem do sistema que está instalado na plataforma do piloto automático, o código do kernel usado para o hardware e o sistema de informação e entretenimento, baseado no NVIDIA Tegra.
O código Tesla Linux está incompleto, por isso não permite que um usuário o compile com sucesso. Por outro lado, espera-se que eles lancem como Código Aberto mais código de outros sistemas usados em seus veículos.
Tudo isso está acontecendo porque a GPL, licença com a qual o Linux é publicado, é implacável quando se trata de exigir a redistribuição do código. E a Tesla é uma empresa que recebeu muitas reclamações por violá-la.
Por isso, desde 2013, ela trabalha com o Freedom Conservancy Software (SFC) para lançar o código Linux que usa, atendendo às restrições de licença.
Na verdade, vários clientes reclamaram de não receber o código depois de verificar se o Model S que compraram estava executando o BusyBox e o Linux, ambos licenciados sob a GPLv2, mas não receberam o código.
O SFC também está trabalhando com provedores NVIDIA e Parrot para liberar o código GPL que eles usam.
A empresa fundada e dirigida por Elon Musk tem dado passos na direção certa nos últimos anos, mas ainda não cumpre plenamente suas obrigações, porque ainda não fornece fontes completos e leva muito tempo para publicá-las.
Apesar disso, a SFC reconhece os esforços da Tesla para cumprir a GPL e espera que um dia ela possa fazê-lo completamente.
Embora ao restringir acesso aos fontes a Tesla tente manter seus segredos, isso não impediu que alguns hackers mais habilidosos conseguissem modificar o software usado em seus veículos.