E o tema padrão do GNOME está sendo reformulado para ser entregue junto com o futuro GNOME 41. Confira os detalhes desse trabalho.
Os desenvolvedores do GNOME estão trabalhando em uma versão “sem fronteiras” do tema Adwaita GTK para possível inclusão no GNOME 41, previsto para o final deste ano.
Tema padrão do GNOME está sendo reformulado
As mudanças no Adwaita soam relativamente pequenas isoladamente – sem bordas nos botões, sem cor de fundo nas barras de cabeçalho – mas juntas elas equipam os aplicativos GTK com uma aparência muito mais brilhante e leve do que a versão atual.
Em documentos de design para demonstrar a forma geral da nova aparência, Tobias Bernard do GNOME lista as seguintes mudanças importantes como sendo necessárias:
- Headerbars e botões não têm fundo
- Os botões da barra de cabeçalho não têm borda
- Estado ativo semitransparente
- O botão para fechar a janela está destacado
- Aumento do raio da borda
Outros planos para o ‘Adwaita borderless’ (embora ainda não esteja presente no código) incluem colocar o texto do botão em negrito (como o Firefox faz) para dar aos itens de ação algum peso visual.
O tema continua a usar acentos de cor em alguns lugares (por exemplo, botões de rádio azuis, caixas de seleção azuis, ações destrutivas vermelhas, etc.).
Você pode ter uma boa noção de muitas dessas mudanças in situ olhando para a imagem do herói no início deste post, que foi compartilhada em um relatório de bug por Adrian Vovk.
Todo o código real que implementa o Adwaita borderless é derivado de maquetes criadas por Tobias Bernard, uma das quais você pode ver aqui:
Como sempre, o desenvolvimento é apenas isso; nada é final, acabado, esquecido ou qualquer outra coisa.
As coisas podem, fazem e vão mudar entre o momento em que escrevo isto (2 de julho de 2021) e o momento em que é possível embarcar em setembro. Haverá problemas e inconsistências até que as coisas estejam prontas para o consumo principal e mescladas com o principal.
Por exemplo, a decisão de remover as cores de fundo da barra de cabeçalho já levou a preocupações a serem levantadas por outros desenvolvedores do GNOME. Soluções e abordagens revisadas são, portanto, esperadas.
Ainda assim, com base no que podemos ver até agora, quais são seus pensamentos sobre o Adwaita sem fronteiras?