Em sua última atualização, o Tema Firefox GNOME agora segue o estilo GTK4/libadwaita. Confira essa e outra novidades e instale o tema.
Os fãs de Adwaita ouçam: aquele pacote de temas excepcionalmente fofo que você pode usar para fazer o Firefox parecer com o GNOME Web foi atualizado.
E não quero dizer “atualizado” no sentido de que apenas suporta a versão mais recente do Firefox 102 – isso é um dado. Em vez disso, o tema Firefox GNOME foi atualizado para seguir o estilo GTK4/libadwaita.
Tema Firefox GNOME agora segue o estilo GTK4/libadwaita
Sim. O Tema Firefox GNOME agora segue o estilo GTK4/libadwaita. Isso significa que você pode facilmente fazer com que a versão mais recente do navegador Firefox pareça über integrada e agradecida na área de trabalho do GNOME 42 (bem, aquelas áreas de trabalho do GNOME 42 onde o tema padrão do Adwaita está em uso).
Além de se beneficiar de um rejigg arrumado para aderir às (muitas) mudanças de estilo que o libadwaita traz (como boas seleções de menu arredondados), a versão mais recente do tema Firefox GNOME também inclui:
- Suporte inicial ao
userContent.css
- Tema do player de vídeo HTML
- Várias correções para quebras do Firefox
- Atualizações de preferências de ícones do sistema
Quer experimentar?
Você encontrará todos os detalhes necessários na página do GitHub do projeto, incluindo uma opção fácil de usar ‘colar este comando’:
curl -s -o- https://raw.githubusercontent.com/rafaelmardojai/firefox-gnome-theme/master/scripts/install-by-curl.sh | bash
Isso baixa, descompacta e aplica o tema a uma instalação existente do Firefox, seja o Firefox .deb ou binário (observação: o script de instalação não funciona com o Firefox Snap por padrão, mas você pode instalá-lo manualmente).
Há também alguns ajustes opcionais que você pode optar por fazer depois de executar o script de instalação, como ocultar uma barra de guia única, mover o ícone de nova guia para a barra de ferramentas, ativar ícones de guias simbólicos e muito mais.
Também há detalhes sobre um bug upstream com cantos de janela nítidos que você pode corrigir no X11 e no Wayland.
Como o tema Yaru é baseado no Adwaita, o tema oferece uma variação Yaru. Eu escolhi não apresentar isso nas capturas de tela, pois os controles da janela são mais ousados do que os Yaru padrão, fazendo com que pareça um pouco fora.
Finalmente, tenha em mente que este não é um tema regular do Firefox, então o processo de “desinstalação” é um pouco diferente.
- Abra
about:support
no Firefox - Vá para Application Basics > Profile Directory > Open Directory
- Remover a pasta chrome
- Reinicie o Firefox