Para a alegria dos fãs, o tema Alpenglow Dark estará disponível no Linux a partir do Firefox 88. Entenda por que antes ele não podia ser usado no Linux.
Demoraram muito, mas, como dizem, nunca é tarde se a felicidade for boa. E bem, para muitos não será uma grande alegria, mas para outros será uma lufada de ar fresco, ou eles simplesmente ficarão felizes em saber que, finalmente, a versão dark do Alpenglow funcionará no Linux.
Tema Alpenglow Dark estará disponível no Linux a partir do Firefox 88
Para quem está um pouco perdido, Alpenglow é um tema que a Mozilla adicionou por padrão no Firefox 81, há não menos de seis meses, e não podia ser usado no Linux.
Aparentemente, havia um bug que impedia o tema de detectar que nosso sistema operacional estava usando um tema escuro, que é como ele foi ativado; se usarmos um tema claro, a “pele” colorida do Firefox usaria um tema claro, mas se usarmos um tema escuro, ele se tornaria escuro.
Especificamente, Alpenglow usa um fundo roxo/azulado, enquanto no cabeçalho também podemos ver cores rosadas, mas são mais discretas na versão escura.
Alpenglow funciona como o tema padrão neste aspecto, com a diferença de que as cores não são tão escuras. Lembra um pouco o dark normal do Twitter ou StartPage, com a diferença de que o tema do Firefox tem um pouco mais de cor.
Li nos fóruns do Linux que havia usuários que queriam usar esta opção, e até não entendiam porque não lançaram a opção para poder fazer a mudança manual, mas a intenção é que mude junto com a configuração do equipamento, algo que cobra mais sentido se tivermos ativado a opção que faz com que o tema geral mude de acordo com a hora do dia.
Por outro lado, também me lembro de ter lido usuários que disseram que não ligavam, que preferiam o tema dark nativo. Eu estava entre as duas opiniões: por um lado, queria usar o Alpenglow Dark, e na verdade tenho usado no Windows e no macOS desde o Firefox 81, mas não sei se vou acabar ficando cansado e indo de volta ao tema escuro normal.
É verdade também que alguns desses comentários pareciam a história da raposa e das uvas: “não estão maduras”, disse a raposa, mas como desculpa para se sentir melhor sabendo que não poderia alcançá-las.
E quando podemos aproveitar o Alpenglow Dark no Linux? Bem, não houve nenhum lançamento oficial, mas já está funcionando no Firefox 88, atualmente no canal Nightly.
Como instalar o Firefox Nightly no Linux manualmente
Por ser apenas um tema e já estar disponível para Windows e macOS há seis meses, não vejo razão para que o Mozilla demore algo assim, então eu diria que podemos usá-lo a partir de 20 de abril, quando a 88ª versão do navegador Fox para ser lançado oficialmente.