Foi lançado o Telegram Desktop 3.1 com gravação de Live Stream e emojis interativos, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.
Chamado por alguns de “alternativa ao WhatsApp” (embora seja muito superior a este), o Telegram é um serviço de mensagens criptografadas entre várias plataformas e dispositivos conectados ao seu número de telefone celular, em vez de uma identidade de login tradicional.
Os recursos desse serviço incluem sincronização de mensagens, bate-papos em grupo, chamadas de voz, emoji e adesivos, suporte para envio de anexos de mensagens, incluindo fotos, vídeos e documentos, entre outros.
O Telegram fornece um aplicativo Web oficial, um aplicativo de desktop para Windows, Linux e macOS, um aplicativo para iOS e Android e uma API bem suportada, que os clientes de terceiros podem aproveitar.
Agora, foi lançado o Telegram Desktop 2.2, com vários novos recursos e melhorias, incluindo a capacidade de excluir mensagens automaticamente para todos.
Novidades do Telegram Desktop 3.1
Já faz um tempo desde que cobri os novos lançamentos do Telegram Desktop, nesse mio temp, o aplicativo de mensagens recebeu algumas versões interessantes que introduziram alguns recursos menores, como a capacidade de iniciar videoconferências em bate-papos de voz em qualquer grupo e compartilhar a tela ou o vídeo de sua câmera com até 30 participantes (v2.8), bem como um editor de imagens embutido para recortar fotos ou destacar partes de uma captura de tela (v2.8.8).
Além disso, o Telegram Desktop 2.9 introduziu a capacidade de permitir a exclusão automática de mensagens após um dia, uma semana ou um mês, junto com um novo ícone de aplicativo e plano de fundo padrão, bem como uma nova seção GIF na mídia compartilhada para você rapidamente encontrar todos os GIFs de um bate-papo.
Além disso, o Telegram Desktop 3.0 adicionou suporte para transmissão de vídeo e compartilhamento de tela para um número ilimitado de telespectadores.
Agora, o Telegram Desktop 3.1 está aqui com alguns novos recursos muito legais, como a capacidade de gravar streams ao vivo e chats de vídeo em um grupo ou canal com opções para gravar vídeo e áudio ou apenas áudio, que serão salvos nas Mensagens Salvas do seu administrador painel, bem como suporte para recibos de leitura em pequenos grupos com a opção de ver quais membros do grupo leram, selecionando uma mensagem e clicando com o botão direito sobre ela.
Sobre isso, os desenvolvedores do Telegram disseram que:
“Para proteger a privacidade dos usuários, as confirmações de leitura em grupos são armazenadas apenas por 7 dias após o envio da mensagem. Não é função do Telegram manter um registro de tudo o que você já viu.”
E, para tornar suas sessões do Telegram mais agradáveis e divertidas, a atualização do Telegram Desktop 3.1 traz 8 novos temas para bate-papos privados com versões diurnas e noturnas, fundos lindamente animados, bolhas de mensagem gradiente e padrões de fundo exclusivos, mas isso só pode ser habilitado em um dispositivo móvel se você quiser curtir também na sua área de trabalho e 6 novos emojis interativos (fogos de artifício, tada, balão, ?, hankey e coração).
Como instalar o Telegram Desktop
O aplicativo de desktop oficial Telegram está disponível em sistemas Windows, macOS e Linux. Você pode baixar um instalador no site oficial do Telegram.
Além da versão Desktop, você também encontrará aplicativos para dispositivos móveis (que são necessários para criar uma conta do Telegram) na Google Play Store e na Apple App Store. Uma compilação “FLOSS” disponível no F-Droid.
No Linux, se preferir, você pode instalar a nova versão do Telegram usando um dos tutoriais abaixo:
Como instalar o Telegram Desktop no Linux via Flatpak
Como instalar o cliente oficial Telegram no Linux manualmente
Telegram no Ubuntu e Fedora: como instalar a versão oficial via repositório e Snap