Graças a um acordo provisório da União Europeia, todo os telefones vendidos na UE precisarão de portas USB-C até o final de 2024.
A maioria dos smartphones Android modernos possui portas USB-C, mas em breve isso pode ser um requisito para todos os telefones vendidos na Europa… incluindo iPhones.
Telefones vendidos na UE precisarão de portas USB-C até o final de 2024
Sim. Telefones vendidos na UE precisarão de portas USB-C até o final de 2024. A União Europeia anunciou um acordo provisório para criar “uma única solução de carregamento para certos dispositivos eletrônicos”, incluindo smartphones, tablets, eReaders, câmeras digitais, consoles de jogos portáteis, alto-falantes portáteis e fones de ouvido, fones de ouvido e fones de ouvido com baterias recarregáveis.
No início de 2028, a regra também se aplicará aos laptops.
A promessa de uma solução de carregamento unificada é que você não precisará necessariamente de adaptadores de energia e/ou cabos diferentes para todas as suas coisas.
Alguns de nós já estão vivendo nesse mundo – eu já tenho um laptop que carrega por meio de um adaptador de energia USB-C de 45 watts e posso conectar esse mesmo carregador ao meu telefone, tablet ou eReaders.
Mas eu tenho alguns dispositivos mais antigos, como fones de ouvido sem fio e alto-falantes Bluetooth com portas micro USB, o que significa que não posso usar o mesmo carregador para esses dispositivos.
Ainda assim, ao exigir que todos os dispositivos usem o mesmo padrão de carregamento daqui para frente, a regra da União Europeia pode reduzir drasticamente o lixo eletrônico, já que você não precisará necessariamente descartar carregadores e cabos antigos ao comprar novos dispositivos e as empresas podem justificar mais facilmente o envio produtos que não vêm com um carregador na caixa, a menos que você pague um pouco mais por um.
Obviamente, nem todos os cabos ou carregadores USB-C são criados iguais. Portanto, você ainda pode querer comprar um novo de tempos em tempos se quiser suporte para carregamento rápido, carregamento sem fio ou carregamento de vários dispositivos ao mesmo tempo, entre outras coisas.
Embora as regras da UE não se apliquem necessariamente a dispositivos vendidos fora da Europa, provavelmente terão um impacto de amplo alcance.
Por exemplo, se a regra finalmente forçar a Apple a lançar iPhones com portas USB-C, é improvável que a empresa decida fazer iPhones USB-C para a Europa enquanto continua a fabricar modelos com portas Lightning para o resto do mundo, pois isso significaria que os fabricantes de acessórios teriam que produzir duas versões de cada gadget que se conectasse a um iPhone.